domingo, 21 de novembro de 2004

SOS Bijagós


Para os amigos, que eu não tenho inimigos à minha altura.
O Arquipélago dos Bijagós é considerado pela UNESCO desde Maio de 1996, como Reserva Mundial da Biosfera, património da Humanidade a preservar e, portanto, a defender. A Guiné Bissau é um dos países mais pequenos e pobres de toda a África. Tem apenas 36.125km2(aproximadamente a mesma área da Suiça) e ocupava em 2002 o 167º. lugar, entre 173 países, na escala de desenvolvimento humano da ONU.
Porém, ao largo da costa, a cerca de cinquenta quilómetros da terra firme, a Guiné-Bissau integra um arquipélago formado por mais de oitenta ilhas e ilhotas que é um autêntico paraíso para a vida animal. Reserva Mundial da Biosfera desde 1996, os Bijagós são considerados um dos mais ricos e produtivos locais de reprodução de aves e de peixes de toda a costa ocidental africana. São mais de oitenta ilhas, disseminadas por uma área de 10.000km2 quadrados. As suas águas baixas são o reino das barracudas, das tartarugas marinhas gigantes, dos misteriosos hipopótamos do mar, e, claro, dos temíveis tubarões, que ali encontram uma cadeia alimentar abundante.
Dispersos pelas ilhas, vivem actualmente perto de 25 mil pessoas, guerreiros ancestrais, habituados à convivência com o mar, mas hoje essencialmente agricultores. Por estas paragens os crocodilos, os touros e os tubarões fazem parte da mitologia e representam a ligação com os espíritos. Ninguém pesca ou come tubarões, porque acreditam que eles devorariam as almas dos seus antepassados. O tubarão é, aliás, representado em danças tribais com o objectivo de incutir o medo e o respeito nas crianças, por forma a não se aventurarem demasiado nas águas do mar.
São estas crenças que permitem um negócio extremamente lucrativo para os pescadores dos países vizinhos, como o Senegal e a Guiné Conacry. Em pequenas pirogas, aventuram-se pelas águas em torno do arquipélago, beneficiando da inexistência de fiscalização, dedicando-se à pesca dos tubarões. Por ano chegam a pescar 80 milhões de tubarões, mais de um milhão e quinhentas mil toneladas. DENUNCIEM-NOS!!!