sábado, 19 de março de 2005

Eleições a 19 de Junho

Image hosted by Photobucket.com

As eleições presidenciais na Guiné- Bissau terão lugar a 19 de Junho, foi anunciado depois de uma reunião em que participaram o Presidente interino, governo, partidos políticos, militares e elementos da sociedade civil. O anúncio da data das presidenciais foi feito à imprensa pela líder do Fórum Cívico Guineense-Social Democracia (FCG-SD), Antonieta Rosa Gomes, enquanto porta-voz dos partidos presentes na reunião.Fonte da Presidência da República adiantou à Agência Lusa que o Presidente interino, Henrique Rosa, oficializará a data das eleições no início da próxima semana, através de um decreto presidencial.
A escolha da data de 19 de Junho não foi fácil, uma vez que a reunião durou cerca de 10 horas, com alguns partidos a insistirem na manutenção do estipulado na Carta de Transição Política (CTP, mini- Constituição), que previa a realização do escrutínio no mês de Maio."Não foi fácil alcançar a unanimidade mas acabámos por atingir um consenso. Temos que ter em conta os interesses superiores do país. Todos nós sabemos que a comunidade internacional está à espera da realização dessas eleições para libertar fundos de apoio ao investimento", sustentou Antonieta Rosa Gomes.
"E uma vez que a CTP não vai ser respeitada no tocante à data de eleições, os signatários do documento assinaram uma adenda que vai reger o período extra da transição, indicou à Lusa Antonieta Rosa Gomes. A CTP é um documento assinado pelos 27 partidos guineenses, sociedade civil e o Comité Militar aquando do golpe de Estado que derrubou Kumba Ialá da presidência da República em Setembro de 2003. O documento previa o fim do período de transição aberto com o golpe de Estado com a tomada de posse de um novo presidente da República eleito democraticamente.
O Partido da Renovação Social (PRS, líder da oposição), a Resistência da Guiné-Bissau (RGB), a União Nacional para a Democracia e Progresso (UNDP) e o Movimento Democrático Guineense (MDG) não assinaram a adenda por não estarem de acordo com a alteração da CTP, disseram à Lusa fontes próximas do processo.Estas quatro forças políticas distanciaram-se dos restantes 20 partidos que assistiram à reunião, com o secretário-geral do PRS a anunciar que não está mandatado pelo seu partido para rubricar o documento, acrescentaram as mesmas fontes.
No entanto, Artur Sanhá garantiu à imprensa que o seu partido poderá vir a assinar a adenda à CTP logo que o assunto seja debatido nos órgãos próprios.Questionado sobre a longa duração da reunião, anunciada como sendo "pacífica e breve", a porta-voz dos partidos políticos afirmou que "de facto, não foi fácil chegar-se à unanimidade". Uma fonte partidária disse à agência Lusa que a posição do Comité Militar (protagonista do golpe de estado que derrubou Kumba Ialá) acabou por ser decisiva para o "entendimento" entre os partidos que debatiam as diferentes datas para o escrutínio.
A mesma fonte disse à Lusa que a reunião "entrou nos carris" quando o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) anunciou aos presentes na reunião que os militares estavam de acordo que as eleições se realizassem mesmo no mês de Junho. De seguida o general Tagmé Na Waié pediu licença ao presidente da República interino, Henrique Rosa, que presidiu à reunião, para sair da sala devido a compromissos no quartel, precisou a fonte.No que restou da reunião, os presentes, sobretudo os partidos políticos, mostraram-se inclinados a admitir a realização do escrutínio no mês de Junho, deixando cair as propostas que apontavam o mês de Maio ou o mês de Novembro, acrescentou a fonte.
Esta reuniãofoi a terceira do género entre os signatários da CTP, uma vez que nas duas últimas não houve consensos em relação à data das presidenciais.O presidente da República interino, Henrique Rosa, tem agora até ao próximo dia 22 para anunciar ao país, através de decreto presidencial, a data do escrutínio, de forma a respeitar os 90 dias que devem mediar o dia da votação.

FONTE: Agência Lusa/Bissau