terça-feira, 25 de março de 2008

O país de coisas únicas

Fotografia DR: António Aly Silva
Photobucket

Na Guiné-Bissau, é facilmente visível, confia-se cada vez menos nos políticos. Se for feita uma sondagem ao nível da credibilidade destes, verão que os políticos perderão para os padres, os jornalistas, os militares, os juízes. Numa democracia a sério, o desejável é que os partidos políticos actuem como veículos privilegiados de um conjunto de ideias, de uma concepção do mundo, de uma visão da sociedade. Claro que, fazendo aliança com o primeiro que se lhes aparece, negociando sabe-se lá que tipo de «mercadoria», os partidos não cumprem esse papel, muito pelo contrário: deixam pura e simplesmente de ser círculos de ideias para se tornarem em bandos de interesses. Mais. Chega-se até ao ponto de considerar de «radical» e «intransigente» aquele que simplesmente defende o seu ponto de vista acima das conveniências da hora.

As visões do mundo aos olhos dos nossos políticos permanecem distorcidas e não são representadas pelos partidos. Por exemplo, é mais fácil encontrar na Guiné-Bissau uma ONG para defender uma ideia do que um partido político ou o próprio Estado. Isso mais não é do que um sinal eloquente da nossa debilidade partidária. Mas, apesar de tudo, dá, sim, para confiar nos políticos. Em alguns, é claro. Eles não serão os culpados por tais deformações. São apenas a personificação de um sistema partidário que nasceu torto.
Pelo modo como se formou o Estado guineense, e em razão de um paternalismo estatal patético e anacrónico, os partidos políticos não surgiram como canais de expressão de segmentos sociais. Foi o contrário. Primeiro, nasceram e, depois, saíram à procura de carta branca para «representação» deste ou daquele grupo social. Deu no que deu. Ainda está a dar. Certo é que, até hoje, nenhum partido político deste país pode gabar-se de representar a complexidade da nossa sociedade. Ao político do mundo de hoje, exige-se a coragem, a dedicação, a coerência, a integridade, o ser constante. E quanto mais soprarem os novos ventos, menos ele se deve esconder nas golas do casaco – mais prazer e, mais honra terá em dar a cara.

Em suma, há uma dramática falta de normalidade na Guiné-Bissau. Ao nível da cooperação, por exemplo, o normal é que ambos os lados tentem tirar a maior vantagem possível um do outro. O que é normal é que essas relações se baseiem, logo à partida, em relações comerciais com proveito para os dois lados. Eu, por muito que tente não ver, vejo mesmo todo esse desalinho, toda esta fealdade que se não prova a existência de Deus pelo menos prova a existência do Diabo. Temos de deixar de ser um nada onde tudo acontece.