quarta-feira, 2 de julho de 2008

Um dia em Bissau

Na Guiné-Bissau, um dia normal pode começar de variadíssimas formas.
Esta pode ser uma delas:

Photobucket

Saio de casa logo pela manhã com uma brilhante disposição porque o optimismo é uma ferramenta crucial para a sobrevivência neste mundo...especialmente para Bissau...
Vou de carro para o trabalho; um carro comprado em segunda mão vindo não sei bem de onde...A meio do caminho apercebo-me que mais uns quilómetros e terei de abastecer o carro com combustível...Vou fazê-lo à hora do almoço!
8h30: sento-me na minha secretária, contente com o ambiente entre colegas e porque até a essa hora nada de mau aconteceu!
13 Horas: dirijo-me à bomba de gasolina Lenox e SURPRISE!!! Não há gasolina...Não desespero e arranjo logo o ponto positivo da situação: aproveito e levo o carro ao mecânico para arranjar o tubo de escape, o travão de mão ou as velas, há-de ter sempre alguma coisa para arranjar...
Vou a correr para a Santa Rosa com uma fome avassaladora e, surprise!!! Não há galinha em Bissau...Só pernas da dita! 1000 CFA cada!!! Não porque sou sovina mas porque não compactuo com este tipo de exploração flagrante, regresso de estômago vazio ao trabalho.
Ahhhhh, mas pago 2.500 CFA por uma sandes mista barrada com Planta, (margarina para quem não conhece)!!! Irónico. Depois de umas horas é o poder da fome contra o poder do bom senso!
Bom, o dia está a chegar ao fim e a esperança de chegar a casa sem mais nenhum stress cresce!
O carro já está pronto, fantástico! Sempre ouvi dizer que a festa se faz depois da vitória, ou que não se deve cantar antes do tempo, isto dos provérbios não é bem o meu forte. O meu forte é mais carregar com um fardo de “mufunessas”... O carro vem com o tubo de escape em ordem mas a porta vem sem a maçaneta e a placa da marca do carro caída...Não tenho tempo para reivindicar os meus direitos hoje e o mecânico tem de ir buscar ou levar o filho ao fanado, não percebi bem! Mecânicos! Desanco-o amanhã.
Mas nem tudo está perdido porque agora vou ter com a minha cara-metade, relatar os acontecimentos do dia e refastelar-me no conforto de a ter perto de mim.
Vamos dar uma volta de carro, porque finalmente, depois de duas semanas de desespero, sem luz, água, sem transportes, o Governo resolveu pronunciar-se em relação aos preços do combustível e já há gasóleo! Uma parvoíce de preços tendo em conta o que se ganha no país, quando se ganha...
De regresso a casa, já de noite, começa a chover torrencialmente como só acontece na Guiné, os carros mal conseguem circular. Como se isso por si só não bastasse, surprise!... resolvem fechar uma faixa da estrada porque o Presidente da República tem um rendez-vous algures por aí...
OK, aqui vamos nós a passo de caracol sem ver um palmo à frente do nariz, a levar com os máximos de carros de terceiros na fronha...Todos muito revoltados mas todos muito submissos a esta autoridade de merda que nos faz viver em condições de tamanha tristeza!
O Zé-povinho é que sofre quando o PR decide passear, decide viajar, decide confraternizar...É ver os toca-tocas a abarrotar de gente, gente a fugir da chuva, os polícias completamente encharcados no meio da estrada a desorganizar o caos mas altamente compenetrados no cumprimento do seu dever, carros a esbarrarem contra carros, a maré a aumentar, pessoas desesperadas por chegar rápido ao destino... A única satisfação é ver as crianças felizes a saltitar na rua ao ritmo da chuva!
O que levamos - 10 a 15 minutos num dia normal - levamos hoje 45 minutos. Ouvimos um CD inteiro de música. Se o PR quer segurança, conforto, que crie condições para isso: estradas alternativas e seguras, luzes nas estradas, sinalização de jeito, arranje um helicóptero, eu sei lá, dêem azo à criatividade. O PR deveria dar o exemplo...E não sacrificar o povo a condições de vida precárias e revoltantes.
Existem vezes, em que a escolta presidencial chega a atropelar pessoas e a criar acidentes entre carros (pessoalmente já tive um encontro de 1º grau com esses camelos, que resolveram circular em sentido proibido num dia de treino), tudo em nome da segurança do PR. E a segurança do povo?!
Ainda colocámos a hipótese de passar para a faixa do PR e fazer uso ao comportamento de massas, uma espécie de manifestação. A indiferença de todos os PR’s em relação a esta situação crónica irrita profundamente! Mas o bom senso e a experiência da Guiné, diz-nos que seríamos os únicos e que com a representação de justiça que a sociedade possui, estaríamos feitos ao bife.
É com este ânimo que chegamos a casa, completamente derrotados por um sentimento de impotência.
Duas horas depois e já de banho tomado damo-nos conta que o PR só agora acabou de passar... Duas horas de estrada fechada, polícias à chuva, carros encravados no trânsito, acidentes, pessoas aflitas para chegarem onde precisam (casa, hospital, trabalho,...)...E o PR tranquilo a executar a sua agenda.
Enterramos a falta de combustível, enterramos a falta de galinhas no mercado, enterramos a vigarice dos mecânicos e enterramos o “lebsimenti” das autoridades locais, para o nosso próprio bem físico, mental e social!!
O que vale é que amanhã o dia é outro e teremos tempo para criar outros ânimos e viver de forma diferente!

Tchumá