terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Um não-lugar

Photobucket

A Guiné-Bissau é uma ilusão, e a prova cabal de como de uma democracia musculada nasceu a força bruta de uma ditadura camuflada. A política é intenção. Um acto político, qualquer que seja, so o é se tem intenções políticas – se não, tem só consequências políticas.

Por cá, ainda continua a haver a necessidade de o político mostrar que é sério, sisudo, para as pessoas os levarem a sério e considerarem que são pessoas sérias e honestas. Que não são.

Por cá, um foi Judas e o outro Pilatos – com a agravante de nem um, nem o outro se terem arrependido. Não há na política homens perfeitos, nunca houve nem nunca haverá, mas há uma grande diferença entre os políticos: há os que se entregam à Nação, e há os que entregaram a Nação.

Hoje inventam-se ministérios com nomes duvidosos e esquisitos, siglas tristes e cinzentas, marcas de um País que desbotou, e que não interessa a ninguém, nem a ninguém consegue entusiasmar.

Tenho assistido ao triste espectáculo que é a tentativa de dominar as consciências humanas, ora pela imposição do silêncio, ora pelo ostracismo a que são vetados e condenados todos aqueles que – como eu – pensam fora do que convém às maiorias.

Por cá continuo, convencido de que há neste País gente séria e capaz, que quer trabalhar e provar que «yes, we can!»; o que não vejo é um programa nacional coerente, descomprometido, e comparando o que são as promessas (eleitorais e outras) e a personalidade com que um candidato que se disfarça, e o que ele é depois de eleito, converto-me sabiamente à solução anárquica...

Alterar este estado de coisas – está claro - é um desafio geracional de proporções bíblicas e implica uma revolução de mentalidades. Porém, também sei que para estes desafios não precisamos de um Estado gordo, nem de qualquer outra autoridade que não funcione.

Precisamos, simplesmente, de nós próprios: dos melhores filhos desta terra. Os mais bem intencionados.

António Aly Silva