terça-feira, 3 de março de 2009

A notoriedade que nunca desejei

Espero que tenham dormido bem. E, que concordem comigo.

Ditadura do Consenso teve hoje, e até agora, mais de 2000 visitantes e foi referenciado em quase todo o mundo. Amanhã, outras imagens correrão mundo e meio, mas nos jornais na web.

A notoriedade é algo que me orgulha. Muito mesmo. Nota-se. E não faço nada para o esconder. Mas, atenção: está limitada à minha profissão: a de Jornalista. E ainda bem que assim é. Que isto fique bem claro.

No entanto, teria preferido que o meu blogue, hoje, fosse notícia e tivesse sido falado pelas melhores razões, em prol da Guiné-Bissau e dos guineenses. Não foi o caso. Uma vez mais.

O que me dói (e dói imenso) é que mesmo com estes dois terríveis acontecimentos, não tenhamos aprendido nada. E até já estejamos a preparar outra, talvez até pior. Mas, o que pode mesmo ser pior que os assassinatos de um Chefe de Estado e do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas? Costuma dizer-se que um morto é uma tragédia, cem mil mortos são uma estatística. A estatística não devia ser uma arma de arremesso em guerras políticas. Mas aqui, é.

Mas o que esperavam que acontecesse, estando o País, de há algum tempo a esta parte, nas mãos de gente medíocre, traidora e sem escrúpulos? O que pode mesmo acontecer a um País quando gente sem qualquer sentido de responsabilidade, que fará de Estado, o toma nas maõs?

É isto que acontece a um País quando os políticos, em vez de governarem com a dignidade que se lhes é exigida, passam o tempo a comprar guerrinhas, dividindo e atiçando os militares É nisto que dá. E pode doer. Muito.

Desde o fim da guerra de 1998/99, já assistimos a quantos assassinatos na Guiné-Bissau? Antes mesmo dessa guerra, quantas personalidades deste País desapareceram em circunstâncias ainda hoje por esclarecer? Quantos filhos desta terra, os mais bem intencionados, foram eliminados? Quantos não vimos partir, um por um, traídos, submetidos a julgamentos humilhantes, muitas vezes sumários e, de seguida, abatidos como gado?

Se o povo guineense não se erguer, será espezinhado e humilhado. Como tem sido desde 1973.

António Aly Silva