quinta-feira, 19 de março de 2009

“Assassinatos de ‘Nino’ Vieira e Tagmé Na Wae ultrapassam de longe o de Amílcar Cabral"

O jornalista António Aly Silva, acompanhou de perto e em directo, através do seu blogue www.ditaduradoconsenso.blogspot.com, a fatídica madrugada do dia 2 de Março. Tudo começou com o assalto à residência do Chefe de Estado, ‘Nino’ Vieira, e tudo acabou com o seu assassinato. Porém, Aly deixa uma dúvida: “Será que acabou mesmo, ou ainda nem sequer começou?

Photobucket

Em entrevista concedida ao Diário Bissau, António Aly Silva afirma que os recentes acontecimentos ocorridos no país e que culminaram nos assassinatos do Presidente da República ‘Nino’ Vieira e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Tagmé Na Wae, ultrapassam de longe o assassinato de Amílcar Cabral. “Amílcar Cabral foi assassinado numa circunstância de guerra mas agora nós não estamos em guerra”. Diz igualmente que deve ser criada uma Comissão Internacional de Inquérito para se apurar as responsabilidades destes dois assassinatos. Aly Silva afirma que “cada dia que passa, descortina-se um pouco mais sobre estes cobardes assassinatos”. E contesta a nomeação do Chefe do Estado- Maior General das Forças Armadas, Zamora Induta.

DB - Que leitura faz dos últimos acontecimentos no nosso país?

AAS - Bom, a minha leitura talvez seja a pergunta que qualquer guineense, neste contexto, faria: E agora? E depois? A bestialidade que nos atingiu nos primeiros dias do mês de Março ultrapassam até o assassinato de Amílcar Cabral porque Cabral foi morto nas circunstâncias que sabemos: da Guerra. Mas nós agora não estamos em guerra. Portanto o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e o Presidente da República não deviam ser mortos da maneira como foram, e agora é preciso procurar a verdade, que passa, necessariamente, por constituir uma Comissão Internacional de Inquérito para que não restem dúvidas.

DB - Tem dúvidas sobre quem são os autores dos dois assassinatos?

AAS - Não, não tenho dúvidas mas também não tenho certezas. Mas estamos a ver a todos dias que passam os resultados de quem poderão ser - não digo autores materiais - mas ao menos morais. Vimos agora, por exemplo, a descarada nomeação do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e do seu adjunto, quando não podia ser assim. O adjunto do falecido Tagme Na Wae devia assumir interinamente as funções do CEMGFA e, só depois, com um Presidente da República eleito, poder-se-ia falar na nomeação de um novo. Mas não aconteceu assim, e Carlos Gomes Júnior, Primeiro-Ministro, saberá explicar-nos, e à Assembleia Nacional Popular (ANP), como é que fez isto e o próprio Presidente da Republica Interino, Raimundo Pereira, que é Jurista, defenderá, a meu ver, a Constituição. Tem por obrigação fazê-lo. Não lhe perdoaremos uma falha que seja neste momento crítico da vida do nosso descontrolado país.

DB - O que tem a dizer sobre as recentes nomeações do Presidente da República Interino e do Presidente da ANP?

AAS - Bom, aqui temos duas coisas. Eu, na minha maneira de ver, Carlos Gomes Júnior está a forçar um golpe no parlamento, porque não se pode fazer do Vice-Presidente da Assembleia Nacional seu Presidente. Este devia, a meu ver, ser eleito. Ele não pode assumir automaticamente o posto. Por outro lado, o Presidente da República Interino, na nossa Constituição - que nós pisamos todos os dias - está vedado de promulgar alguns diplomas, entre eles a nomeação e a exoneração do Governo e do CEMGFA, entre outros. Isto significa que a apresentação do Programa do Governo e o Orçamento Geral de Estado é contraproducente na medida em que esses instrumentos, após a sua eventual aprovação, não terão nenhuma autoridade jurídica e o Presidente Interino sabe-o bem. Ou seja, o seu fim útil será nulo em relação a esta legislação. Você promulga um Decreto hoje, o Presidente que será eleito daqui a dois, três meses ou cinco anos, pode dizer «não, não promulguei isto e aquilo». São erros desnecessários. O Carlos Gomes Júnior e o seu Governo estão a fazer este jogo para ter na mão e manipular o período de transição e assegurar a vitória do seu candidato nas próximas eleições presidenciais, onde talvez ele mesmo seja um dos candidatos. Coloca-se neste ponto a questão de equidade na preparação e realização de eleições presidenciais. É imperativo a rápida demissão do actual Governo, a constituição de uma Comissão Internacional de Inquérito sob a égide da CEDEAO ou da União Africana, e só depois destas iniciativas é que nós podemos falar de um Pacto de Estabilidade ou de atribuições especiais para o Presidente Interino, cujas decisões nesse quadro deverão ser submetidas à rectificação de um Conselho de Estado alargado. E idóneo.

DB - Sendo assim, acha que a Constituição está a ser reposta?

AAS - Não e não. A Constituição é sempre posta em causa no nosso país, mas só depois de o mal estar feito. Nós fazemos a nossa Constituição mas rasgámo-la de seguida. O que é que a Constituição nos interessa, agora que se matou o Presidente da República e Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas? Há pisar a Constituição pior do que isto? Claro que não há. É preciso que apuremos quem são os culpados destas duas mortes, mas também há que saber como morreram Ansumane Mané, Veríssimo Seabra, Domingos Barros entre outros. São oficiais superiores que já morreram há algum tempo e até hoje houve já não sei quantas Comissões de Inquérito sem que nos tenha sido apresentado qualquer resultado. Estamos no mesmo caminho, mas não pode ser. Temos que deixar de ser ‘parvinhos’.

DB - Se um dia for governante o que faria para que a Guiné-Bissau entre no rumo certo?

AAS- Olhe, eu não sei se vou um dia mandar neste país. A começar pelos complexos - mas isso é outra história. Mas, se um dia mandar neste país - a minha ambição não é tanto política mas sim humanista – as coisas mudarão. A Guiné-Bissau não precisa de golpistas mas de gente que trabalhe muito, e saiba trabalhar bem. Tenho lutado há vários anos e de todas as maneiras, mas sem armas. Não é que eu não saiba disparar uma arma, até porque também fui militar neste país. Mas a arma que prefiro é a caneta. Contudo, convém ter a espada à mão não vá a caneta falhar. E é bom lembrar que nós estamos na Guiné-Bissau. Eu, se mandasse, faria com toda a certeza alguma coisa de útil. Por exemplo? Não roubar o Estado já seria bem bom. Conheço pessoas que passaram pelo Estado e hoje têm grandes casas e tudo isso. Como o conseguiram? Não sei como o conseguiram, mas de certeza que não foi trabalhando... Eu não tenho essa visão de mandar. Quando se manda a pensar na sua pessoa, acaba-se sempre de uma maneira trágica e isso aconteceu neste país estes anos todos. Eu acho que nós devíamos, primeiro, respeitar-nos, para que os estrangeiros nos respeitem a seguir.

DB - O estrangeiro não nos respeita, é isso?

AAS - É isso mesmo, mas alguns estrangeiros. Há estrangeiros que passam por este país e nem deixam marcas, como um gato. Outros são tudo, menos isso. Tudo o que é estrangeiro vem para esta país fazer o que lhe der na real gana. Às vezes até é protegido, o que é perigoso e pode resultar em mais disparates e acontecimentos terríveis. Veja o exemplo de algum corpo diplomático – têm atitudes que deixam a desejar. Podem ser até um simples funcionário de uma Representação Diplomá-tica mas fazem o que querem neste país e isso repugna-me. Ou somos um Estado crescido, ou atiremos a toalha ao chão. Hoje, devíamos apostar nas relações Sul/Sul, e na base da reciprocidade. Eu não precisaria do dinheiro de outros países para governar a Guiné-Bissau. Nunca! Apostaria mais nessa cooperação Sul/Sul, com os meus amigos aqui da Região e, digo-lhe com franqueza, teríamos melhores resultados e não seríamos tão humilhados. Esta cooperação, da maneira que está, não me interessa para nada! Mas interessa a certas pessoas porque de um dia para o outro, açambarcam os carros, os móveis, tudo.
Temos que criar um Movimento Cívico e estou disposto a encabeçá-lo. Há que meter muita gente na ordem - é o que falta neste país. A lei, ninguém a respeita e vivemos numa quase anarquia, numa bestialidade e qualquer dia Bissau será um matadouro a céu aberto... Mas não vamos deixar que nos continuem a matar todos os dias. Eu, enquanto cidadão deste país, estou disposto a encabeçar um Movimento Cívico sério e forte e se for preciso parar a Guiné-Bissau um mês, dois meses, paramo-la um ano! Este país tem que tomar um rumo, e já. Não podemos permitir que sejam os militares a mandar, porque aqui ninguém vota na tropa. Nós votamos nos políticos para que a tropa os obedeçam. Se os políticos não conseguem aguentar os militares, bom isso é outro assunto que pode ser resolvido, por ex., com a demissão do Governo. Pergunto, a propósito: quem é que criou o Comité de Gestão da Crise nas Forças Armadas? Foram os próprios militares ou foram os políticos? Não é possível, e é perigoso, porque abre um precedente. Ou temos umas forças armadas republicanas, que devem respeito ao poder político, ou não precisamos das forças armadas assim como estão. As forças armadas deram-nos a independência? Claro, mas não têm o direito de nos destruir a seguir.

DB- Já está a pensar na criação do referido Movimento Cívico?

AAS - Sim, estou a pensar na criação do tal Movimento Cívico e estou a falar com várias pessoas e nesta entrevista fica já o convite a quem quiser aderir. Podem contactar-me para o e-mail: aaly.silva@gmail.com. Acreditem que a Guiné-Bissau pode andar sem precisar de muletas da Comunidade Internacional. Para abrir um buraco é preciso financiamento, para tapá-lo, também? Isso é o que mais faltava!

Por: Ângelo da Costa