quinta-feira, 12 de março de 2009

UAu!

Photobucket

O Presidente da Líbia e da União Africana (UA), Muhammar Khadafi, esteve hoje em Bissau para uma visita de pouco mais de duas horas. Prometeu apoio para as eleições presidenciais e um inquérito internacional sobre o assassinato do Chefe de Estado Nino Vieira. "Quero dizer-vos que a União Africana e os Estados do CEN-SAD (Comunidade dos Estados Sahel-Saarianos) vão investigar o assassínio do Presidente", disse no final da visita, que não passou da sala VIP do aeroporto ‘Osvaldo Vieira’.

Muammar Kadhafi disse ter vindo na qualidade de presidente em exercício da União Africana, após tomar conhecimento sobre o que aconteceu na Guiné-Bissau. "Como sabem houve um acontecimento extraordinário na Guiné-Bissau, o assassínio do Presidente da República, e na minha qualidade de presidente em exercício da União Africana tenho o dever de me assegurar da situação neste país africano", afirmou Kadhafi.

O 'rei dos reis' justificou ainda a sua curta visita com o facto de a Guiné-Bissau ser um Estado membro do CEN-SAD, cuja sede se encontra na Líbia. "Devo assegurar que as coisas se desenrolam em conformidade com a Constituição. O exército não assumiu o poder após o assassínio do Presidente, mas o comité militar assumiu o controlo das Forças Armadas com a morte do Chefe do Estado-Maior" destacou.

Uau!, que segurança

... Mas parece que o beduíno, o «rei dos reis» chegou ontem, e vinha passar uma grande temporada por cá... É que, desde ontem, estavam já em Bissau mais de uma centena de elementos pertencentes ao corpo de segurança e militares líbios. Pode dizer-se com toda a justiça que ‘tomaram’ de assalto o aeroporto internacional ‘Osvaldo Vieira’. E, naturalmente, mandaram eles. A nossa ‘segurança’? Nem ao longe... os nossos militares? Talvez com binóculos...

Haja segurança para proteger Khadafi! Contudo, convém recordar o discurso do malogrado Presidente da República da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, onde falou da sua segurança, ou, melhor, da falta dela tendo solicitado protecção à UA.

Uma coisa é certa e vocês não me deixarão mentir: um terço dos elementos de segurança que Khadafi trouxe para Bissau, vindos sabe-se lá de onde, dava para proteger a vida do seu homólogo guineense... AAS