terça-feira, 4 de agosto de 2009

Anôs i Kantu? + Bemba + Pimba

- Dados preliminares do recente recenseamento geral da população:

POPULAÇÃO: 1.548.159

População Feminina: 792.300
População Masculina: 755.859

A população cresceu, assim, desde o 1º censo (1979) passando pelo 2ª (1991) cerca de 2,9%. Trabalhava-se, estes anos todos, com números muito abaixos do real: 2,3%. Daqui a um ano, saberemos com total certeza «anôs i kantu» ou seja «quantos somos».

- O ex-líder rebelde e antigo vice-presidente da República Democrática do Congo (RD Congo), Jean-Pierre Bemba, tinha 1,7 milhões de euros no BPN de Cabo Verde, acusou o MpD. Este partido esqueceu-se foi de dizer que, há cerca de um ano, uma transferência de avultadas somas de capital foi detectada pelas autoridades caboverdianas que bloquearam imediatamente a operação. O dinheiro era do mesmo dono: jean Pierre Bemba.
Aliás o TPI pediu a colaboração das autoridades das ilhas sobre este caso, mas quem hoje faz queixinhas é o mesmo partido MpD quem não viabiliza, no Parlamento, a revisão da Constituição para que Cabo Verde coopere com este tribunal internacional.

- Hilary Clinton, a Secretária de Estado norte-americana inicia hoje um périplo por 11 países africanos. E passa mesmo aqui ao lado. Chiça!!!

Vou mas é dormir. Boa noite. AAS