sábado, 7 de agosto de 2010

Confundindo catana com caneta

Nos dias 12 e 13 de Outubro de 2009, o Consulado da Guiné-Bissau*, em Lisboa, assistiu a uma cena invulgar. A vítima foi o hoje Ministro-Conselheiro João Romano Ferreira (JRF).
Ditadura do Consenso investigou, e como aqui não se guarda nada na gaveta (nem nos bolsos...), decidi trazer o assunto a público.
No dia 12 de Outubro, enquanto se encontrava em despacho com o 1º secretário N’Bala Fernandes, surgiu do nada o 3º secretário da Embaixada, Bacar Sanha, e imediatamente começou a insultar o JRF e a proferir injúrias. Os insultos - «você e a sua família mataram o Presidente ‘Nino’ Vieira» (JRF é irmão da mulher do Presidente assassinado) - deram lugar a ameaças de morte. Bacar Sanha acusou ainda JRF de «andar a roubar o dinheiro do povo». Mas havia mais. Não contente, Bacar continuou: «O consulado não é propriedade do Teodoro Romano» (Pai de JRF, entretanto falecido).
Nesse mesmo dia, por volta das 16 horas, Bacar Sanha decide passar à tecnologia para aterrorizar ainda mais a sua vítima, de resto escolhida a dedo. E enviou mensagens de voz para o telefone de JRV: «Amanhã vou buscar o dinheiro»; «O dinheiro não é seu e nem é de nenhum familiar seu»; «Não tenho medo de nada e de ninguém e vou levar esta ameaça até às últimas consequências» ou ainda «Você é francês e não pode ser cônsul da Guiné-Bissau».
Bacar Sanha acusou ainda JRF de ter comprado um «carro novo com o dinheiro do povo». Investigações, em Lisboa, efectuadas pelo Ditadura do Consenso provam que esta acusação é falsa: João Romano Vieira comprou o Citroen C5 – em 2001, e por 3.000 euros! – ao Embaixador do Irão em Portugal. As testemunhas da compra foram N’Bala Fernandes e Ana Casimiro, secretária do Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal

Xutos e Pontapés

Como se toda a injúria, calúnia e ameaça não bastassem, Bacar Sanha decidiu, um dia depois, portanto a 13, regressar ao consulado. E fê-lo com estilo. Munido de dois facalhões, entrou de rompante ameaçando de morte João Romano Ferreira.
Tentou mesmo forçar a entrada no gabinete do cônsul, ao murro e ao pontapé. Quem o demoveu deste tresloucado acto foi um colaborador do consulado junto dos cidadãos guineenses detidos em Portugal – Bacar Pitche, que lhe confiscou as facas.
Ainda desnorteado, Bacar Sanha dirigiu-se a Nagete, funcionária do consulado, exigindo que esta passasse a entregar-lhe todo o dinheiro visto que, nas suas palavras, «o consulado não é do João Romano nem da sua família». Exigiu ainda – com o vocabulário que se pode adivinhar – que JRF lhe desse 800 euros com vista à reparação de uma viatura (o mecânico já havia dado o carro como sucata). Mês e meio antes, foram desembolsados 500 euros numa reparação. Depois, gripou o motor.
As testemunhas deste acto irreflectido são muitas. E o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Adelino Mano Queta, recebeu mesmo uma carta enviada a 16 de Outubro denunciando a situação e apontando testemunhas. Até hoje... AAS

* O referido consulado não existe hoje em dia. Criado por Decreto Presidencial, foi encerrado...numa manhã. Ordens do Minstro dos Negócios Estrangeiros, Adelino Mano Queta que, assim, violou todas as regras diplomáticas e éticas, deixando a diplomacia portuguesa estupefacta. AAS