segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Baca ke ka ten rabu, Deus ke ta banal"

"Bom dia, Aly!

Feliz aniversário!!!
Agradeço o teu esforço em manter informado os teus conterrâneos sobre os acontecimentos da terra. Que Deus te abençoe! O que me faz te escrever hoje, o teu dia (Parabéns e felicidades), é a nossa Guiné-Bissau, cabaz que nô djunta.


A Guiné-Bissau um pequeno grande país só devia ser visto pelos seus filhos assim.
Isto é uma realidade para os que assim o podem ver e uma missão para os que assim o querem ver. A Guiné-Bissau é linda, rica e agradável, alguns filhos que não se dão conta.

Ontem pude ouvir uma missionária brasileira dizer o que de melhor se pode ouvir da Guiné-Bissau, essa sim conseguiu enxergar a verdadeira Guiné e em poucas palavras ela disse o seguinte: Terra abençoada por Deus, a mais linda que pude conhecer e com as melhores condições naturais que existem, com um povo acolhedor e amável, parto com dor e eu que pensei que iria partir alegre porque vou rever os meus.

Essa é a nossa Guiné, suavemente marcante.

Irmãos guineenses, eu quero lançar o desafio de todos unidos começarmos a falar, cantar e escrever da Guiné-Bissau que todos sonhamos ter, um pequeno grande país, uma terra linda, rica e agradável.

Vamos dar basta ao mal e deixar de ser mensageiros do podre de nossa terra, pois podres todos os países têm, mas na maioria deles seus filhos resolvem os podres em casa e falam do bem que a terra tem.

Por favor, deixemos a tarefa de comunicação aos profissionais da área, pois eles conhecem a ética deontológica do affaire e sabem censurar devidamente os factos, de maneira a comunicar o essencial e não transmitir o que só fomenta o mal que a si só se basta.

Olhem para os nossos irmãos angolanos, que em plena guerra civil cantavam a Angola como ela é hoje, verdadeiras mensagens de esperança. Por favor ouçam as músicas angolanas que dançamos nas matinées dançantes no início dos anos 90 em Bissau. Com isso não quero dizer que Angola não tenha problemas, mas creio que existem esforços para superá-los, pelo menos é o que a comunicação social angolana nos mostra em todos os canais internacionais que têm acesso.

Força irmão guineense, podemos quando queremos e vamos vencer.

Um grande abraço a todos com graça e paz.

Aly, n'fiau.
Baca ke ka ten rabu, Deus ke ta banal.

M.G.
"

M/R: Olá, olá...bem bom o teu texto. Valeu. Beijos e fico à vossa espera para o jantar. AAS