terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quase

"Oi Aly,

Como prometido, partilho contigo um texto de que gosto muito e que decerto já conheces.

Quase

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas oportunidades que se perdem por medo, nas ideias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor, não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até para ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência.Porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Para erros há perdão; para fracassos, esperança; para amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Sarah Westphal Batista da Silva

Aly,

Escolheste não viver no quase, nessa apatia e indiferença que corrompe e destrói a alma, que mata a esperança de um talvez. E mesmo quando as contrariedades da vida e a inteligência te fazem sofrer de crises de misantropia, queres continuar a acreditar.

Bem sabes que o caminho de seres tu próprio, essa coerência e fidelidade àquilo que és e que vives, está longe de ser o mais fácil. Sabes bem quem és, pequenino e frágil, ousado e corajoso, ao escolheres esse trilho tantas vezes solitário, mas que te permite viver pleno, em paz, fiel a quem és. Bem sabes que não deves ter de merecer a aprovação ou a amor de alguém, algo que é, por definição, gratuito. Mas é nesse desejo íntimo e profundo de seres e te sentires amado (como qualquer ser humano) que enraizas o desejo firme de continuares a viveres fiel àquela que sentes ser a tua missão, ousando ser, ousando lutar com palavras, ousando silenciar, ousando seres mal amado, ousando acreditar, ousando seres quem és.

E como diz e muito bem a citação de Wilde, "Só há no mundo uma coisa pior do que ser objecto de falatórios: é não o ser".

As pessoas podem não gostar ou simpatizar contigo. Estão no seu direito. Gostar é somente isso mesmo, um sentimento que não controlamos e que tantas vezes nasce da ignorância, do olhar comprometido perante a transparência de quem não usa máscaras, dos preconceitos de quem não ousa ousar, da insegurança e do medo de quem vê reflectido no outro aquilo que é ou que deseja ser... Já amar é uma escolha, uma opção feita de muita entrega e de cedências, de partilha desinteressada, de sofrimento, desse dom gratuito que não temos de merecer.

Pois bem. É verdade: quantas vezes não passou pelas nossas cabecinhas aquela vontade de esganar pessoas, talvez numa tentativa de fazê-las acordarem dos mundinhos medíocres e banais onde vivem? Temos vontade de sacudi-las e obrigá-las a serem mais perspicazes.
Acredito e sei que existem pessoas com boa disposição para serem honestas, lúcidas e, acima de tudo, íntegras. Seres capazes de perceber a pequenez do Homem, porém, não se apequenando com tal coisa. São pessoas que reconhecem as suas próprias imperfeições, mas nem por isso se acomodam. Ser assim não me provoca nenhuma culpa.

Às vezes, as pessoas preferem silenciar o que pensam por medo de serem incompreendidas ou mal interpretadas. Ora, pensar assim, até certo ponto, parece-me sensato. Mas, se tomado como regra diária e geral, transforma-nos em cínicos e cobardes, seres incapazes de correr o risco de provocar, mesmo sem intenção, o desconforto e a antipatia de determinados grupos. Afinal de contas, só os tolos e inseguros tentam agradar a todos. Somente os ingênuos ou dissimulados agem assim. Porque não suportam (nem comportam) a ideia de não parecerem perfeitos.


Acho que este é o TEU retrato (ou antes, o teu não retrato). E acredita que te compreendo.
Bem menino, não te vou dizer para leres O Principezinho, pois há muito que passaste na cadeira Introdução às relações humanas, mas que continues a ler a voz da tua alma e, sobretudo, a voz do teu coração. E que continues também a dar voz e expressão aos teus medos e inseguranças, pois é na humildade e na pequenez que se manifesta a verdadeira força de carácter.

Desculpa não estar propriamente muito inspirada, mas só quis escrever-te umas palavras neste dia tão especial.

Estamos juntos!
Mónica
"

M/R: Uau! Obrigado, Mónica. Beijinhos, Aly