domingo, 26 de dezembro de 2010

Diz-se. Dele.

O Homem de Escorpião

Não é possivel escapar ao seu olhar que se assemelha ao da serpente que fascina o passarinho. Estes olhos de brasa vêem tudo, impõem-se, brincam com o seu próprio magnetismo; se o diabo tivesse olhos, era assim que os imaginávamos.... Com reflexos carinhosos quando quer fascinar e reduzir os outros à sua mercê, e um brilho divertido de quem se está a rir sozinho, depois de pregar uma partida das suas.

É inquietante. Aliás cultiva esse poder satânico que lhe atribuem. Imagina-se facilmente como surgiu a reputação de um Paganini com o seu violino embruxado, que tocava como um deus...ou como um demónio e cuja presença fascinava ao mesmo tempo que punha as pessoas pouco à vontade. O olho espanhol, à Picasso; ou o olho de um pintor que estuda um traço, uma linha, sem qualquer respeito pelo ser humano que é dissecado por aquele exame.

O homem de escorpião ou é muito bonito, ou muito feio....mas de uma fealdade atraente, sempre por causa do olhar e daquele "concentrado de vida" de que nos apercebemos quando está presente.

Tem uma saúde de ferro e não percebe como se pode estar doente. Ou então passa o tempo a sofrer de mil achaques sem abrandar a sua actividade. Existe nele uma poderosa alquimia que lhe permite encontrar, até na doença, uma força de regeneração fora do comum. Aconteça o que acontecer está sempre de pé.

O homem de escorpião nunca deixa nada a meio. Quando mergulha na escuridão do seu ser interior, pode ser muito duro, impiedoso para com o fraco, mostrar uma faceta cruel, ciumenta, intransigente, fiando-se unicamente no seu instinto, agressivo nas relações com os outros, desprezando aqueles que não se incluem no seu esquema de pensamento, gostando de manipular os outros, de os levar até onde quer.

Mas quando abandona a sua "pele de serpente", pode tornar-se numa águia, para se ultrapassar a si mesmo; nessa altura conseguirá ir mais longe do que ninguém. A sua energia excepcional, a sua resistência moral, o seu orgulho e o seu carácter absoluto levam-no, por vezes, a realizar grandes coisas, a dedicar-se de corpo e alma a tarefas obscuras, a sacrificar o seu tempo, a sua saúde e até a sua vida por uma causa exaltante!

Possui uma inteligência penetrante e muita perspicácia.

Adivinha o ponto fraco ou a intenção escondida do seu interlocutor. Destrói o sistema pensante dos outros com uma eficácia pouco vulgar, detectando imediatamente o argumento frágil ou o ponto fraco.

É dificil saber o que pensam os nativos, conhecer os seus verdadeiros sentimentos ou as suas intenções. Julgamo-los pelos seus actos. Gostam do segredo e pensam que têm mais poder sobre os outros quando conhecem a sua natureza ou os seus desejos sem revelar nada acerca da sua própria pessoa.

A sua energia tem origem na sexualidade.

O escorpião aceita mal o mundo tal como ele é. Quer reformá-lo (Lutero é um exemplo disso) tal como deseja mudar aqueles que encontra.

Os obstáculos estimulam-no e o perigo dá-lhe asas. Nunca aceitam a derrota, como aquele escorpiao ilustre, o Charles de Gaulle.

Como ama?

A paixão de escorpiao não dá descanso a ninguém. Infeliz daquela que lhe cair nas garras sem saber ao que se arrisca, isto é, sem conhecer nada dos jogos subtis do carrasco com a vítima. O escorpião gosta de ver chorar a mulher amada, gosta do poder de "vida e de morte" que tem sobre ela, compraz-se na arte de a mergulhar nos abismos do desespero e depois de a içar aos pinásculos do extâse amoroso.. Os amores do escorpião traduzem-se em desafios sucessivos, desesperos, gritos de ódio ou de paixão!

Todos os homens do signo procuram obscuramente a mulher guardiã dos segredos e sublime que lhe permitirá conhecer Deus. Desejam-na pura. Eis a razão porque a castiga quando ela cede: a Santa virgem não pode descer do seu pedestal; nessa altura tratá-la-á como uma prostituta, desprezá-la-á, humilhá-la-á. Só uma mulher de uma tempera semelhante á dele ou que compreendeu o mecanismo poderá defender-se disso e desmontar a armadilha.

Talvez seja devido a esse fenómeno inconsciente que existem no signo tantos homossexuais. Há no escorpião- o mais sexuado e o mais sexual do zoodiaco - uma misogenia poderosa e uma recusa profunda do motor que o faz andar: aquela energia libidinal fora do comum.

Existe nele aquela fascinação da morte que o leva a atacar - e com violência - o próprio principio da vida. Daí o seu desprezo pelo amor e, paradoxalmente, a intensidade das suas paixões!

Depois de percorrer determinado caminho, pode optar por casar-se, por santificar uma união construindo um lar, gerando filhos cuja educação vigiará atentamente; será fiel á mulher e procurará levá-la a adoptar a sua maneira de ser.

Se fosse um instrumento de música: qualquer um de percussão.