quarta-feira, 23 de março de 2011

A 3ª Guerra Mundial bem que pode começar em Varela...já a seguir. AAS

A vila de Varela vive, por estes dias, numa grande azáfama, com todos os ingredientes necessários para se dar início à terceira Grande Guerra. Reparem só nestas potências: Rússia (a 2ª potência militar mundial), a China (3ª potência militar), e a nossa conhecida Guiné-Bissau - conhecida campeã do mundo da Vigarice.

Pois bem. A situação tem tanto de invulgar como de curiosa. Em tempos, os russos fizeram uma descoberta, em plena praia de Varela (coast to coast): existência de liga de metais pesados - zircone, ilminite e rotilo, metais usados, por exemplo, no fabrico de tanques de guerra e outros.

E aqui, entramos nós (o Governo), os campeões da Vigarice. Nessa praia de Varela, existem...duas empresas com autorização para explorarem esses metais: uma chinesa e a outra, russa. Os chineses já começaram a exploração, sem os devidos requisitos; os russos, esses, foram até Varela para iniciar os trabalhos, mas depararam-se com chineses atarefados a encher sacos de areia.

Contudo, os chineses são espertos. Ao invês da legalidade, escoleharam o caminho mais fácil para escoar a areia para o colosso asiático: o Senegal. Pior: não pagam direitos ou outras taxas inerentes à actividade.

Insatisfeitos, os russos entraram com uma providência cautelar nos tribunais, mas ainda não deu em nada... Agora, digam lá se de Varela não pode eclodir uma IIIª Guerra mundial? É só o campeão da vigarice decidir vender mais uma autorizaçãozinha, desta feita...ao Dubai! AAS