segunda-feira, 28 de março de 2011

Universidade Jean Piaget Guiné-Bissau: Isto, sim, é desenvolvimento

No próximo mês de setembro, a 1ª fase da Universidade Piaget conhecerá os primeiros rostos: os professores apresentar-se-ão aos seus alunos, que por sua vez conhecerão os cantos à casa; travarão amizade com os contínuos, enfim a rotina habitual de uma Universidade.

Foi no passado dia 1 de abril (é a verdade) que a empresa J. Ventura Construções Lda assentou o primeiro bloco de cimento para levantar um muro que circunda(rá) os 27.000 metros quadrados do complexo que vai ser a Universidade. No início da construção do muro, Joaquim Oliveira, Engº responsável pela obra, passou as passas do Algarve. Tanto enfrentou um alguém com uma catana, como com uma arma. Viu ser-lhe enfeitado o muro com mezinhas, mas não se deixou abater.

Diplomaticamente, lá foi resolvendo os assuntos, removendo obstáculos, chegando a mesmo a ajudar os presumíveis donos dos terrenos, ora levando-os à Câmara Municipal, ora confortando-os. Foi didáctico, até! O mais casmurro de todos acabou por ter o filho a trabalhar...nas obras da futura Universidade.

A 1ª fase da enorme construção, é, também ela...grande: custará 1 milhão de euros (a construção da Universidade Jean Piaget Guiné-Bissau (assim se chamará) é financiada a 100 por cento pelos lucros gerados pela Piaget Angola), os edifícios das aulas somam 1600m2, divididos em sete módulos. Terá janelas com vidros duplos e isolamento térmico nas paredes. Já se gastaram 20.000 blocos de cimento (contam gastar mais dez mil) e quase 20.000 tijolos, compradas à Cerâmica de Bafatá.

O complexo, quando acabar, terá 40 salas de aula, três anfiteatros (o maior leva 142 pessoas, os mais pequenos com capacidade para 90 e 65 pessoas respectivamente), 1 campo de futebol relvado e com pista de atletismo, uma piscina olímpica.

Terá seis refeitórios, campos de basket, ténis, balneários. Seis saídas de emergências nos diferentes módulos, um wc para deficientes (isto é importante: em toda a universidade e em todos os acessos, existem rampas para deficientes com cadeiras de rodas, num total de seis). Cerca de 30 aparelhos de ar condicionado (todas as salas de aulas terão a/c) darão conforto aos alunos. Para além de residências para os professores expatriados.

Em setembro próximo, a Universidade Piaget arrancará com dez cursos: Medicina, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Informática, Gestão, Plaxis Educativa, Arquitectura e Autarquias.

Mas há mais. A Piaget celebrou um protocolo com a Aldeia SOS, onde alunos desta aldeia trabalham a prática levantando paredes, fazendo a cofragem. Durante três meses fazem estágio junto da J. Ventura Construções Lda. Estão dez a aprender por agora, recebendo no final um certificado do referido estágio.

O Arquitecto responsável pelo projecto da Universidade...será o seu futuro (e 1º) reitor. Neste momento, o Professor Doutor Rui Brochado trabalha no Piaget de Gaia, em Portugal. Em 6 anos, espera-se concluir todo o projecto de construção da Universidade.

Outra novidade, é a construção de um hospital Universitário, que dará assistência à população da área, e formará médicos e enfermeiros e ainda técnicos hospitalares.

É de notícias como esta EDUCAÇÃO que a Guiné-Bissau precisa. AAS