sábado, 23 de abril de 2011

Os que lutam e os que choram

O Governo da Guiné-Bissau veio agora com a feia tendência, supondo que os comentários ou textos críticos, a denúncia das coisas por ele mal feitas, fazem o jogo do inimigo (estou a comentar o comunicado do Conselho de Ministros a sugerir à ministra da Comunicação Social que faça uso de todos os meios para ‘calar’ o jornal Última Hora). Uma vergonha, para além de um perfeito disparate: o Conselho de Ministros não tem autoridade para fechar um jornal privado – a Justiça, sim!

Entretanto, quando a moeda caiu na ranhura, o Governo lá mandou a ministra da pasta para acalmar os ânimos. Lições de moral não faltaram. A ministra Adiato Nandigna foi ao ponto de dar a alguns jornalistas cópias de notícias – entre elas, uma de 2008!? - para lerem algumas passagens sublinhadas, as que deram motivos ao Governo para esta tomada de posição que tem tudo de desnorteio. Um acto de desespero.

E era ver os jornalistas – leram em voz alta, alguns a gaguejar outros a soletrar. Caíram no engodo, mas ficaram mal na fotografia. “Você que está mesmo aí, à minha frente, tome e leia”. E o ‘repórter’ vira estrela por uns instantes, torna-se porta-voz da ministra que é por sua vez porta-voz do Governo. Edição número tanto de tal de tal. E debita os ‘crimes’, entre bocejos: blá, blá, blá, blá.

O psicólogo francês, Gustave Le Bon, escreveu «A Psicologia das Massas», um livro com pelo menos meio século e que aborda a importância do formalismo na esfera militar, assim como o hábito de perfilar-se e de receber uma ordem. Trocado por nabos: as pessoas caminhavam para a morte porque alguém lhes tinha dado uma ordem. Li o livro há uns vinte anos, e creio recordar essas afirmações básicas – Há, nos livros, qualquer coisa, uma passagem, uma frase ou parte dela; algo que fica cá dentro, durante anos e talvez para a eternidade.

Este Governo – é notório, não fala para os que sabem porque aqueles que sabem limitam-se a fazer um sorriso maroto, pensando «quem é que este está para aí a enganar?». O Governo da Guiné-Bissau fala, isso sim, para o milhão e tal de analfabetos que o seu partido, o PAIGC, se empenhou em transformar em analfabrutos durante estes 37 anos.

Quanto maior for a preparação que uma pessoa tem, maior será a sua compreensão dos problemas do País, de resto cada vez mais complicados. E estes não se resolverão mediante a nossa forma de sociedade, que é alienadora e chega a ser irracional. A ignorância é a cúmplice de muitos dos nossos males. O conhecimendo devia ser o aliado fundamental do nosso povo, que aspira, apesar de tantas tragédias e problemas, a emancipar-se de facto. Não há um País melhor que outro, não há um Povo melhor que outro, cada Povo tem as suas características nacionais, culturais.

Não sei se Le Bon explica nesse livro que, às vezes, apesar de exagerada e absurda, é a mentira que mais possibilidades tem de ser tomada como verdade, mas só pelos ignorantes. António Aly Silva