sábado, 16 de julho de 2011

Televisão de punhetas, broches e vinho verde (actualizada e agora com acentos)

A Televisão de Angola, perdão, da Guiné-Bissau tem um novo director-geral, mas as coisas não mudaram, nem os broches ao Governo. A nossa televisão NÃO está preparada para o embate democrático. NÃO!!! A nossa televisão despreza a oposição e todos aqueles que não estão de acordo com as aldrabices deste Governo, pela maneira como estão a roubar este País – coisa nunca antes vista!!! Estão a pilhar a Guiné-Bissau!!!

Qualquer televisão no mundo - ainda que angolana, perdão, guineense - teria dado o destaque devido à manifestação realizada na quinta-feira passada pela oposição – 10 partidos! Mas não a nossa, a nossa televisão é corruptível e está nas mãos do senhor Cancan, da senhora Adiato e, claro, do PAIGC. A nossa televisão até aparece e coisa e tal, mas na mesa de montagem...é corta aqui, corta acolá (nem sequer mostraram a cabeça da manifestação com os presidentes de todos os 10 partidos políticos, e, pasmem-se, com alguns membros do proprio bureau político do PAIGC).

Para o lançamento da pedra para o início das obras do mercado central (a propósito: saiu do passeio para uma pocilga que quase desmoronou com a última chuvada - ver as fotos...e os feirantes ocuparam já parte considerável do passeio e, até, parte da estrada!!!) - a tristérrima e cinzenta TGB dispensou quase 20(!) minutos.

Porém, não foram ao 'novo' para saber do desastre que foi aquela obra, feita por um irmão do secretário de Estado dos Transportes e Comunicações e genro do primeiro-ministro, sem concurso público. Nada! Tudo que era cão e gato falou no mercado central enquanto outros levavam as mãos à cabeca no novo mercado mesmo ali ao lado. Eu vi, e fotografei: estava todo enlameado.

No mercado central - ou no que resta dele - discursou quem devia e quem quis. Uns gaguejaram. Outros quase que desfaleceram. Minutos a cada um...Uma mulher até disse, excitada, 'aós, nô kontenti, nô misti son murri nam'. Punhetas!!!

A ministra Adiato Nandigna sabe bem o que faz. Pegou em alguém que nada percebe da comunicação social (seu ex-director de gabinete), alguém que pode manipular, dizer deita-te e rebola. Alguém para ela manipular como quer e bem entender. E quando lhe der na tola. Devia era ter mandado para lá o Botché Candé, o djidiu e propagandista-mor do regime. Isso, sim, seria de mulher.

Adiante. A jornalista da TGB enviada para o 'lançamento da pedra', assim que apareceu no monitor, preferi fechar o som. É que o meu coração não aguenta lá muitas emoções hoje em dia... Vim a saber: debitou, quase engasgada, que 'o governo estava a cumprir' e coisas mais.

Então, na Televisão Angolana que é da Guiné-Bissau, o novo director começou pelas obras (adoram obras). Grelhas novas, muros também, a casa do guarda... Lá dentro, nas salas, a bagunça e a porcaria de sempre. E, assim, o novo director lá reabilitou o velho director, e de repente o Eusebio reaparece, gordinho e reluzente, com uma gravata horrivel, um fato de pessimo corte, o foco de luz a bater na careca, tornando-a ainda mais reluzente. O processo disciplinar por causa de um suposto desvio de mais de 60.000 euros, presumo, foi chão que deu uvas: agora só dá mijos. E nojo.

Enfim, o Eusébio reaparece e logo a entrevistar quem? O Armando Mango, o bastonário da Ordem dos Advogados (o tal que votou duas vezes para se reeleger...seriam 30 votos mas na urna havia mais um, e ganhou, claro!, o Armando Mango...). Tristeza de televisão, perdão, de País!

Sr. Director-geral, isto é de borla: a manifestação da oposição DEVIA abrir o telejornal da televisão da Guiné-Bissau - a NOSSA televisão. E, para rematar, fique com isto: o próprio Canal 1 da RTP interrompeu a sua programação para falar da manifestação - e MOSTRAR as imagens que vocês deviam ter dado a ver aos guineenses. Uma vergonha, foi o que foi!

Agora pergunto: haverá LÁPIS AZUL angolano na mesa de montagem? Se não sabe a tradução para Lápis Azul, então pergunte ao Cancan. Ou ao Carlos Pinto Pereira. Vai dar no mesmo... AAS