domingo, 31 de julho de 2011

Tenham medo, tenham muito medo...

O ministério guineense dos Negócios Estrangeiros é uma desgraça ambulante: para onde quer que vá, acontece algo que nos envergonha a todos.

Cozinhado, sabe-se lá com que intenções, o MNE meteu desta vez a pata na poça com estrondo. Sem consultar ou comunicar a Presidência da República, enviaram um dos nossos falidos embaixadores à Geórgia!

E para quê?! Para isto: reconhecer a Tchetchénia!!! Kiredi óh...

Como atrás disse, a Presidência da República esteve a leste de toda esta barafunda que bem podia criar um grave incidente diplomático com a Rússia - um País que enquanto União Soviética apoiou e de que maneira a nossa luta de libertação, formou centenas de quadros e um País que manteve desde sempre a sua representação diplomática aberta na Guiné-Bissau.

Pois bem. Na audiência que o Presidente da República concedeu aos três embaixadores de países com assento permanente na ONU, houve uma grande surpresa por parte do Presidente Malam Bacai Sanha quando chegou a vez do embaixador russo.

Com a mais fina ironia, o diplomata russo disse a Bacai "Sr. Presidente, ao meu País, a Rússia, não agrada de maneira nenhuma esta nova relação da Guiné-Bissau". Atónito com a questão, o Presidente deixa correr o tempo da audiência. O embaixador russo sabia estava à vontade e continuou a debitar tudo, de fio a pavio!

Malam Bacai Sanha garantiu não saber de nada, e prometeu nova audiência ao embaixador da Rússia, onde serão dadas mais explicações sobre MAIS um caso de ineficiência e bandalheira do nosso ministério dos Negócios Estrangeiros Esquisitos. António Aly Silva