quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Festa rija na cidade da Praia para comemorar o Dia Municipal do Imigrante

No dia 18 de Dezembro, foi comemorado com brilhantismo o Dia Municipal de Imigrantes, data instituída pela Câmara Municipal da Praia, mediante aprovação da Assembleia Municipal, para homenagear especialmente os imigrantes do município da Praia. 18 de Dezembro não foi escolhido por acaso, mas sim, de maneira a coincidir com o Dia Internacional do Imigrante.Num programa excelentemente elaborado pela edilidade praiense, começou-se com um torneio de futebol entre as equipas das diversas comunidades de imigrantes praienses, tendo saído vencedora a equipa da Nigéria, secundada pela equipa da Guiné-Bissau.

No âmbito das comemorações, foi realizada na Biblioteca Nacional uma palestra subordinada ao tema “O PAPEL DOS IMIGRANTES NO DESENVOLVIMENTO DO PODER LOCAL”, presidida por S. Exa. o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Dr. Ulisses Correia e Silva, com brilhante animação na abordagem do tema pelo Dr. Luís Filipe da Universidade Jean Piaget e que contou com a honrosa presença de S. Exa. o Cônsul geral da Guiné-Bissau em Cabo Verde, Dr. Cândido Barbosa.

Um jantar de gala realizado no Hotel Praia-Mar para 450 convidados dos mais diversos sectores sociais praiense e com presença de mais de 300 imigrantes de todos os países radicados na capital, sempre com o patrocínio da edilidade praiense e contou com a suprema e honrosa presença de S. Excelência o Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca e sua gentil esposa, e que contou ainda com as presenças de altas individualidades nacionais, o corpo diplomático acreditado na Praia, Deputados e Vereadores da Câmara Municipal da Praia, dirigentes das comunidade imigrantes, para além de muitos convidados e, naturalmente, com o anfitrião responsável por esta iniciativa, o edil praiense Dr. Ulisses Correia e Silva.

A Câmara contou com a entusiástica colaboração da Associação dos Guineenses Residentes em abo Verde e da Plataforma das Comunidades Africanas na organização e confecção dos pratos típicos dos diversos países presentes, com desfile de trajes tradicionais africanos e brilhantes actuações de dois grupos musicais, cabendo o encerramento ao Super Mama Djombo da Guiné-Bissau que animou a todos os convidados, tornando o pátio do Hotel Praia-Mar um autêntico encontro das nações.

Ao contrário da noticia publicada segunda-feira no Jornal A Semana “Regabofe restrito de meia dúzia de felizardos escolhidos a dedo”, de “convites à gente fina”, etc., etc. Quem esteve no Hotel Praia-Mar e viu a moldura humana (centenas de pessoas), do mais humilde dos trabalhadores braçais ao Supremo Magistrado da Nação, jamais faria a infeliz análise do “Regabofe restrito a meia dúzia de gente fina”.

O público presente apreciou sobremaneira as homenagens à S. Exa. o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Dr. Ulisses Correia e Silva e o Sr. António Valentim Sanca (o imigrante mais antigo da Praia), com a aposição pelo Presidente da Associação dos Guineenses, Eng. Leonel Sambé, de lindos panos confeccionados por artesãos guineenses. As Associações dos Imigrantes presentes louvaram a brilhante e feliz iniciativa da edilidade praiense, com destaque para o seu Presidente Dr. Ulisses Correia e Silva que, com esta iniciativa demonstrou grande sensibilidade no que tange aos problemas que afectam os imigrantes, bem demonstrada na breve alocução de abertura do Jantar de Gala e bem complementada pelo Supremo Magistrado da Nação, Dr. Jorge Carlos Fonseca.

Esperemos que o dia 18 de Dezembro seja extensivo a todos os Municípios de Cabo Verde, pois acreditamos que, no papel de imigrantes, temos dado e continuaremos a dar a nossa modesta contribuição para o desenvolvimento destas ilhas afortunadas, pela excelência do dirigismo dos seus sucessivos e esclarecidos timoneiros.

Obrigado à Câmara Municipal da Praia, obrigado ao Dr. Ulisses Correia e Silva.

BEM HAJAM OS IMIGRANTES!
BEM HAJA À CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA!
BEM HAJA CABO VERDE!

Melhores cumprimentos,
LIONEL LONA SAMBÉ