segunda-feira, 26 de março de 2012

Os resultados nas urnas foram claros

"Estimado Aly Silva,

Tomo a liberdade de te endereçar estas linhas de humilde contribuição para o despertar de consciência dos meus compatriotas neste momento dificil que o nosso pais atravessa.
Recorro a ti, na esperança de me servires de porta-voz idóneo e responsável que tens sido até este momento para todos nos. Antecipadamente grato pela tua militância patriotica.
Que Deus Te abençoe a aos teus.
 
C.P.S.
 
Caros compatriotas,
 
A Guiné-Bissau vive nestes tempos um dos momentos mais conturbados da sua historia, quando na verdade, devia estar a preparar-se para um passo gigante no virar da sua historia democratica.
 
As eleições correram de forma serena e civica e os cidadãos guineenses fizeram as suas escolhas que se refelectiram de forma clara nas urnas. A esse respeito as regras democraticas deviam ser compridads dentro do quadro democratico imposto pela Constituição da Republica num primeiro plano e num segundo plano pela Lei Eleitoral.
 
O jogo de antecipação que foi a tentativa de blocagem à candidatura de Carlos Gomes Junior a corrida eleitoral deixava antever uma guerra acérrima contra a sua candidatura, contra a sua pessoa e a sua mais que provavel vitoria. Assim, tentaram bloquea-lo ao nivel do STJ, instância onde o PRS tem três Juizes Conselheiros que apreciam e votam todas e quaisquer querelas e recursos segundo as orientações e interesses deste grupo partidario (neste momento abstenho-me de enunciar os respectivos nomes, mas creio que a maioria dos guineenses os conhecem perfeitamente). É sabido que, esses referidos Juizes Conselheiros, bem tentaram obstruir a candidatura de CGJr com os seus votos teleguiados, mas felizmente não conseguiram.
 
Foram as urnas e Carlos Gomes Junior, embora não tenha alcançado a maioria de 50% + 1, deixou-os à larga margem, mostrando de forma inequivoca que o Povo Guineense sabe intrepertar os dados indicadores do seu futuro e consequentemente, qual a escolha mais consentanea com os seus interesses  e as susa aspirações.
 
Mesmo assim, ao que parece, a expressão soberana do Povo da Guiné-Bissau, não foi suficientemente esclarecedora para um certo grupo de politicos habituados a praticas e modus operantis anti-democraticos.
 
Fracassado o primeiro obsctaculo, passa-se então a segunda fase de um plano concertado da «cinquième colone» de politicos, tentando outras vias de desvirtuar a verdade democratica express anas urnas. Em desespero de causa, esse grupo de politicos de causas inconfessaveis, passam a esgrimir argumentos genéricos e não convincentes, tais como «inumeras fraudes»… que, paradoxalmente, somente são visiveis aos olhos dos proprios contestarios/perturbadores.
 
Porém, o Povo da Guiné-Bissau deve estar atento e vigilante, pois essas movimentações e perturbações politicos pós-eleitoral estão intrinsecamente ligadas aos dúbios posicionamentos da mais alta estructura da hierarquia militar no presente pleito politico-eleitoral. Aliás, não é de estranhar que essa posição debutativa e inquietante do actual CEMGFA esta intimamente ligada com o regresso do lider do PRS, Kumba Yala ao pais nas vesperas das eleições em curso. O «frio na espinha» foi notório no CEMGFA e o seu comportamento antes equidistante e esforçadamente republicano sofreu uma metamorfose radical, passando a ter posições de recuo a essa recomendada equidistância.

Sabe-se que a pressão foi tanta sobre o CEMGFA que, este foi «obrigado» a mostrar a sua  «matchundade» perante a sua «tribo» indo ao ponto de dar um ultimato à MISSANG para deixar o pais em 48horas. Porém, como Angola não brinca com a sua autoridade, os seus engajamentos e a sua honra militar, o CEMGFA, foi devida e atempadamente enquadrado no seu respectivo limite.
 
É notorio de que, esta-se perante uma posição concertada e de convinência entre o CEMGFA e esse grupo de politicos, atitude aliás, que tem sido inequivocamente caucionada pelos discursos politico-militares de intimidação (até com requintes marciais), ultimamente assumidas, quer por KY, quer por Serifo Nhamadjo. É facil de ver que esse grupo de politicos agitadores têm as «costas quentes» para se predisporem a elevar a fasquia da contestação tão alta, instando mesmo a um possivel confronto de força e ao primado da violência. Para esse cenário… só falta reclamarem a libertação do Bubo Na Tchuto (BNT), facto que não tardara a ser reclamada ou ser consumada por outros meios…pois, segundo eles, BNT é o unico a poder fazer frente a «força de ocupação angolana».
 
Á parte estes desvairios e concubinagens politico-militares cogitado por um grupo de politicos desesperados e de baixo nivel, importa centrarmos as nossas atenções sobre os factos que fazem a actualidade politico-eleitoral, entre eles: «Qual a razão que esta por detras de KY não querer ir à segunda volta ?? !!" (Uma interrogação e muitas exclamações pairam sobre esse grande mistério pos-eleitoral guineense); que factos alega KY e o seu grupo??… «Enormes fraudes»…, «Contentores de fraudes », «Urnas fabricadas"… Enfim, autenticos delirios étilicos.
 
Que espera KY, abdicando de ir à segunda volta? Resposta : «Que os militares, invocando «vazio de poder», assumam o poder, desvirtuando a verdade democratica e privando Carlos Gomes Junior de aceder ao cargo de Presidente da Republica por força das urnas. Não se esqueça porém KY de que, o povo Guineense está atento e disposto a tudo para preservar os sinais de estabilidade e desenvolvimento que se dislumbram nos ultimos tempos.
 
Não se esqueça também, o Dr KY de que, este Povo esta disposto a rever-se nas suas étilicas inspirações : « Ou morremos todos…, ou temos democracia ». Pode crer Sr Dr. Que o Povo da Guiné-Bissau esta disposto a sofrer esse sacrificio do que deixar este pais cair de novo nas mãos incompetentes e desestructuradas sem sentido de Estado, como foram no seu desastrado e deploravel mandato.
 
Que seja, Sr Dr, o Povo está à sua espera e pronto a defender a sua escolha democratica.
 
KY sabe perfeitamente que, o seu balanço presidencial é um legado de vergonha para todos os guineenses, à parte a sua horda de subditos obtusos e oportunistas que o acham ainda util ao pais. KY sabe que, perante Carlos Gomes Junior portador de um balanço promissor e de realizações não tera a minima hipotese na 2a Volta, por isso… refugia-se na retórica do medo e da instabilidade querendo levar o pais ao caos e à instabilidade…, aliás unico ponto forte desse pirômano politico.
 
KY e os seus apaniguados sabem que o resultado das urnas ser-lhes-à inevitavel implacavelmente fatal : a derrota clara e contundente nas urnas na 2a Volta. A evidência desta conclusão foi devidamente demostrada pelo Povo aquando da 1a volta, pois os resultados demostraram claramente de que, o Povo da Guiné-Bissau sabe distinguir e escolher : entre o BEM e o MAL, entre o MELHOR e o PIOR, entre QUEM CONSTROI e quem DESTROI, entre QUEM ESTRUCTURA e quem DESESTRUCTURA, entre QUEM DELIRA e entre QUEM PENSA, entre QUEM NADA FAZ  e QUEM FAZ,
 
Por estas e outras razões KY e o seu cortejo de meliantes politicos preferem escudar-se atras das baionetas e das armas desistabilizadoras dos militares, para lançar mais uma vez o Pais no caos e na discrença. Perante este cenario a pré-reactividade da CEDEAO, UEMOA, CPLP, Angola e demais Comunidade Internacional fundamental para salvar a Guiné-Bissau de mais uma derrapagem de consequências imprivisiveis e extremamente perigosa, porquanto… de NAO RETORNO.
 
HAJA PUDOR SENHORES CONTESTARIOS… , e deixem o Povo Guineense sonhar  e trabalhar com quem decidir escolher livremente.
 
Paz e sossego para o Povo da Guiné-Bissau

Carlos Pedro da Silva"