domingo, 8 de abril de 2012

O ex-alvo

O meu blog terá sido invadido durante as primeiras horas de hoje. Que sacrilégio! Hoje, domingo de Páscoa! Sequestraram-no, por assim dizer. Em vez do alarme geral, preferi a discrição. Esteve, pelo feedback que recebia do blogger, 'removido'. Isso durou horas. Numa ditadura, esse crime (ou tentativa de crime, vá lá) é punido com a pena de morte. Pum!, pum!. E está tudo despachado.

Então, comecei, manhã cedo, a receber sms e telefonemas. Uns a reclamar, mas a primeira chamada chegou do país vizinho, o Senegal, como alerta vermelho: "Então, rapaz!. Boa Páscoa. O que se passa com o blogue?". Nada, respondi. E então, atravês do BlackBerry, tentei entrar. Nada. Deixara o ipad em casa. Decidi contactar um amigo, perito em informática (gosto especialmente dos peritos em informática, dão cá um jeito!). "Podes passar em casa dentro de meia hora?". Cheguei passados vinte minutos, vinte minutos que levarm um dia a passar... E continuava a receber sms. Este dizia "Jovem, será que há problemas de acesso ao ditadura?". Já veremos.

Já em casa do meu amigo, acessamos ao blogger e introduzi os dados. 'O seu blogue foi removido', diziam-me dos States. A seguir o murro no estômago: 'Não poderá criar outro com o mesmo nome'. Bom, confessara a alguns amigos com quem partilhei a mesa do café esta manhã: "se aconteceu mesmo o pior, se o blogue foi mesmo removido e não houver volta a dar...estará na hora de parar. chega. Não há mais blogue!". Reclamaram. Que haveria solução para a catástrofe e não sei que mais. "Então e como é que os guineenses que estão lá fora vão fazer?", arriscou um. Respondi à minha maneira: "Bom, quem quiser pode criar um blog". Não me ligaram nenhuma. Ainda bem. Estou-lhes bastante agradecido.

O meu amigo foi rápido. Estava sereno enquanto eu suava, permanecia calmo enquanto eu desesperava. Preenchemos os campos e quase de seguida recebi um sms no telefone, com seis algarismos, que ditei com voz embargada. Assim que introduziu o último número e foi para carregar no enter, apeteceu-me fechar os olhos. Então, deu-se...a ressureição! Aleluia. Afinal estamos na Páscoa. Obrigadinho, ó Cesar! AAS