sábado, 28 de julho de 2012

Roberto Cacheu - Uma opinião



"Caro Aly,

Permita-me o obséquio de, através do teu prestimoso blog tecer algumas considerações sobre a nova novela criada pelo governo de transição (GT), que é a «morte ou desaparecimento» do deputado Roberto Ferreira Cacheu.

Estes dias, ora o homem é dado como «morto», ora é dado como «desaparecido», conforme os humores e a inspiração do porta-mentiras do GT, o Sr Fernando Vaz. Na verdade, estes dias, temos assistido a cenas e saidas caricatas protagonizada por esse famigerado membro do governo da CEDEAO que, caso não fosse a seriedade e a gravidade da situação dava mesmo para rir às gargalhadas soltas e de pernas para o ar. Enfim, estamos a assistir na Guiné-Bissau, mais um cenário de montagem grosseira de assassinatos, igual a tantos outros, para fins meramente politicos. Porém, como a mentira tem pernas curtas, la chegaremos ao fundo da verdade.

No entanto, não quero com isso questionar ou pôr em causa de que o deputado Roberto Cacheu não possa estar morto ou estar desaparecido. Aliás, sendo um ser humano, até pode mesmo morrer de morte natural..., ou auto-constituir-se temporariamente sumido com propósitos de ganhos políticos. Enfim, na  conjuntura actual na Guiné-Bissau, tudo é possível e o inimaginário, pode ser o mais natural deste mundo.

Para mim, o que se vislumbra da mente desses assaltantes do poder é o de criar mais um «caso político». Existe subjacente a todo esse jogo de cambalachos e declarações incongruentemente descaradas do porta-mentiras do governo saqueador, um plano maquiavélicamente urdido tendente a tentar criar um cenário de aparente «assassinato politico» e querer imputá-lo ao destinatário de sempre, Carlos Gomes Junior, líder do PAIGC.

Ciente desse propósito, nós, cidadãos atentos e conhecedores dos meandros desse maquiavélico plano, não podemos aceitar pacificamente sem reagir a mais uma montagem primária e grosseira, claramente forjada para tentar incriminar alguém que não tem nada a ver com um eventual caso de morte ou desaparecimento de um político que se activava permanentemente em cenários de golpes de Estado e conluios com os militares. Por estes dias, à força de inventar e querer ser "convincente", o porta-mentiras do GT foi tão infeliz e apressado na sua missão de inquisidor, que se perdeu em mentiras e contradições infantis que só o ridicularizam e o expõem à inevitável chacota pública - pobre ovelha transmalhada da família Vaz.

Está-se a ver que o bem falante Sr. porta-mentiras do governo ususrpador, só por sua conta, já investigou, auditou, inquiriu, fez os laudos, julgou e deu a sentença: é o Primeiro-Ministro Carlos Gomes Junior o autor (material ou moral, sr speaker?) desse «crime» de laboratório. Uma semana depois, segundo o porta-mentiras, algures em Dingal "descobre-se" três corpos, sendo que um deles seria do morto/desaparecido deputado.

Porém, no dia seguinte, ja não havia corpo ou não era o corpo do "matado" que foi encontrado, aliás tinha-se que aguardar pois o «executor do deputado» não se dignou sequer a comparecer para mostrar o local onde sepultou o defunto deputado. Pelo surrealismo, estamos perante um assassino de luxo e disponibilidade muito cara. Não é verdade, pelos vistos, Sr. Porta-mentiras!. Contudo, vamos seguindo o enredo da novela que está a ser interessante, pois mais a história se alonga, mais as pernas do Sr. ministrinho se encurtam... e, estamos certos de que o ministro-pinóquio acabará por estatelar-se ingloriamente nas suas mentiras delirantes e não passará da figura que é: um Bobo na corte do Sr. Injai.

É mais do que evidente que estamos perante mais uma montagem vergonhosa com contornos obscuros e maquiavélicos que não tem outro objectivo senão criar falsos cenários na vã tentativa de colar mais um caso obscuro à figura de uma pessoa que, não o podendo combater politicamente, recorrem e usam contra ele os instrumentos mais insidiosos da calúnia e da mentira tentando forjar no seu espírito o cenário do medo e assim inibi-lo de querer regressar ao seu país e enfrentar o seu inevitável destino político e de cidadania que é assumir as rédeas da liderança desse país.

Porém, desenganem-se os fautores do medo e das montagens maquiavélicas político-militar, pois o Sr. Carlos Gomes Junior regressará de certeza ao seu país e então enfrentar-vos-á, olhos nos olhos, sem medo e sem complacências.

Ao seu lado, lá estarão a juventude, as mulheres e as forças do bem. Aliás, esse seu desejo é tanto mais consistente, tendo em conta a sua carta endereçada ao Secretário Geral das Nações Unidas, Sr Ban-Ki Moon, instando-o a instituir sob os auspícios das Nações Unidas e da Comunidade Internacional, um Tribunal Especial ad hoc à semelhança da do Libano, Serra-Leoa, entre outros, para julgar todos os crimes de sangue cometidos na Guiné-Bissau de 2000 a esta data (esta iniciativa, além de louvável, cauciona a sua boa fé e inverte os dados da suspeição, que passa a estar do lado dos militares).

Por fim, enunciarei alguns factos interessantes do enredo dessa nova novela para refrescar a memória do Sr porta-mentiras do governo de usurpação:

O Sr Robert Cacheu, depois da sua alegada participação no golpe de Estado de 26 de dezembro 2011, foi visto durante vários tempos na cidade de Bissau, nomeadamente a partir das zonas do aeroporto e da base aérea e estava sempre escoltado por militares (de quem não sei, mas deduz-se). Eu, pessoalmente, vi-o e até nos cumprimentamos no aeroporto no dia 13 de março 2012;

O Sr. deputado Roberto Ferreira Cacheu, se esteve ao alcance de alguém, foi dos militares, pois era com eles que ele lidava e até beneficiava da sua protecção pretoriana, fortemente armada;

Existem testemunhas oculares e factos probatórios de contactos de amigos e próximos de Roberto Ferreira Cacheu que provam que ele estava vivo até há bem pouco tempo, inclusivamente muito depois de o visado no seu assassinato não estava ha muito em Bissau... e, esses dados poderão dificultar e quiça desmascarar o papel de inquisitor-mor do comando militar que esta a assumir o Sr F. Vaz;

Hoje, existem pericias suficientemente evoluidas no campo da investigação criminológica que permitem determinar com precisão, a hora, a causa e o local da morte de qualquer pessoa.

Portanto, Sr Porta-mentiras, veja bem a 'koba di djanfa' que está a cavar para si.

O.P."