quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Toada


Aly,

A tua chegada “bu tuada” a Guiné, com certeza já se sentiu pelo mundo fora. Pois, o blogue Ditadura do Consenso é visitado por milhões de pessoas (já vai nos 4 milhões e...). Estou certo que serás bem recebido e protegido por este povo amável que, apesar do seu sofrimento e sua fragilidade, continua a ser maravilhoso. É aí o teu lugar “matchu”. É aí a casa de todos os guineenses.

Obrigado pelas “nobas” fresquinhas que tens enviado assim que pisaste aquele solo sagrado! Nobas que, nós que vivemos na diáspora precisamos. Tais como: terra molhada; noites quentes de Bissau; paços falsos das tropas da CEDERÃO; as nossas crianças e velhos; as estradas esburacadas da cidade; a vida nos subúrbios; e outras como: vizinho que leva um coice do burro manso; a chuva miudinha que lava as mentes sujas de alguns políticos. São estas notícias (que devem ser denunciadas) e outras, que fazem do Ditadura do Consenso um grande Blogue. PARABÉNS! Gostaria que publicasses esta pequena homenagem que prestei ao nosso saudoso líder Amílcar Cabral, como um acto de cidadania!
Aquele abraço.

Vasco Barros.

HOMENAGEM A AMÍLCAR CABRAL

Amílcar Cabral nasceu na Guiné-Bissau (Bafatá), no dia 12 de Setembro de 1924. É considerado o "pai" das nacionalidades guineense e cabo-verdiana. Foi um dos líderes políticos africanos mais carismáticos. Fundador do Partido Africano para a Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), poeta e humanista que desempenhou um importante papel cultural nos dois países irmãos.

Para conhecer a literatura guineense, é preciso conhecer as poesias de Amílcar Cabral, Vasco Cabral, António Baticã Ferreira - os primeiros poetas nacionalistas guineenses que, na clandestinidade, fizeram da poesia uma arma de combate, de protesto e incitação à luta pela descolonização.

Se Cabral estivesse vivo, faria hoje 88 anos, mas o destino quis que não pudesse saborear a independência do seu povo, já que foi assassinado barbaramente no dia 20 de Janeiro de 1973. O destino também quis que não assistisse o atolar do seu país no lamaçal; Não presenciasse o incumprimento dos seus desejos e sonhos; Não sentisse o sofrimento e angústia do seu povo mesmo depois da independência.

Melhor forma de venerar um poeta (vivo ou morto) é através de poemas. Com estes versos, pretendo homenagear os 88 anos de nascimento do nosso herói nacional, “cidadão do mundo” que, com muita determinação e coragem, lutou pela independência da Guiné e de Cabo Verde. Poeta que amava a vida e que nos seus versos deixou explícito os seus pensamentos, ideais e muito amor que tinha pelo seu povo. Esta singela homenagem é também prova de que, nós guineenses, não perdemos totalmente a memória. A morte de Amílcar Cabral será sempre e merecidamente lembrada.
 
 
AMÍLCAR CABRAL
 
Guerreiro - poeta - pensador...
Tiveste a coragem e o fervor
De combater pela independência desta terra
Gritar pela liberdade nos campos de guerra.
 
Tão cedo partiste
Para longe, partiste...
Levaste contigo a alegria
O teu povo ficou na agonia.
 
O destino cruel ceifou-te a vida
Nem se quer deixou um sinal de despedida
Mas o eco da tua voz ainda ressoa
Nos ouvidos da esperança que não morre à toa.
 
Deixaste para trás o teu viver
E muito por fazer.
A sombra da tua ausência
Protege a razão da nossa existência.
 
Flores da tua luta serão sempre regadas
Bandeira do teu povo será sempre erguida
Os teus sonhos e desejos serão realizados
Cabral: serás por nós, sempre lembrado.
 
Faço votos que as celebrações dos aniversários de nascimento e morte de Amílcar Cabral não sejam marcadas por festas mas sim por lutas!
 
Londres, 09/09/12.
Vasco Barros.