segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

DISCURSO DESCONECTO DA REALIDADE DO PRESIDENTE ILEGÍTIMO


Queria centrar-me no discurso do Presidente ilegítimo da Guiné-Bissau, pela ocasião da passagem de ano. Não vou perder tempo em dissecar ponto por ponto, porque senão corro o risco do editor do Ditadura do Consenso não publicar o meu texto, por ser demasiado extenso.

Em termos da Cooperação Internacional, todos já sabemos a desgraça e a vergonha que é neste momento a Guiné-Bissau, mas para o Presidente ilegítimo da Guiné-Bissau, isso é apenas consequência de “uma intensa campanha negativa levada a cabo por forças obscuras” e não de uma conduta irresponsável de alguns políticos, entre os quais o próprio Serifo Nhamadjo, e militares, na preparação e execução de um golpe de estado, com base apenas na rejeição de uma escolha clara e inequívoca do povo guineense de um candidato Presidencial!

O Presidente ilegítimo em dez meses, esqueceu-se ou quer que o povo se esqueça que, o mesmo povo que quer agora convocar para um “diálogo aberto, franco, inclusivo de ponta a ponta do nosso País, do leste a oeste e do norte a sul, do Cabo Roxo a Ponta Cajé”, foi esse mesmo povo que ele Serifo Nhamadjo, Kumba Ialá, António Indjai e outros candidatos nas últimas eleições presidenciais interrompidas na Guiné-Bissau, desobedeceram e desrespeitaram, através de um levantamento militar, invalidando a vontade popular, manifestada de forma ordeira e cívica nas urnas!

O Presidente ilegítimo está demente ou já se esqueceu que foi esse mesmo povo que deu mais votos a Carlos Gomes Júnior e colocou-lhe a ele Serifo Nhamadjo, fora da corrida presidencial, logo na primeira volta!? Já se esqueceu que foi esse mesmo povo que lhe disse nas urnas que não o quer no posto que agora ocupa, pela via da força das armas? Esqueceu-se que foi esse mesmo povo que foi amordaçado e espancado pelos militares, para o impedir de manifestar a sua vontade de forma livre, perante o silêncio e conluio do Presidente ilegítimo!? Ou está completamente desconecto da realidade, ou o Presidente ilegítimo da Guiné-Bissau continua um transicionista em transe, conforme escrevi há tempos!

Caro Serifo Nhamadjo, o lobo, por mais que tente vestir a pele de cordeiro, continuará a ser lobo, porque está no seu gene predar e devorar os cordeiros e as ovelhas. E espero que o povo não se esqueça dessa importante lição da vida…

Percorrendo o discurso, andei a procura da referência do Presidente ilegítimo da GuinéBissau, aos actos de violência cometidos pelos supostos agentes de defesa do Estado contra civis e políticos, mas nem uma única linha encontrei! Será que no seu diálogo inclusivo pretende efectivamente incluir os espancadores e os espancados!?

Também já percebemos que o discurso foi algo centrado na Diáspora, como forma de tentar “furar” os bloqueios impostos à Guiné-Bissau, após o último golpe de estado, mas queria perguntar ao Presidente ilegítimo, se nessas acções com a diáspora, pretende também incluir aqueles políticos, jornalistas e cidadãos comuns que se encontram neste momento fora do país, com a vida pessoal e profissionais desestruturadas, vítimas do sistema que o próprio Serifo Nhamadjo e seus comparsas criaram?

Nas futuras eleições que pretende organizar, será efectivamente um acto livre, ao ponto de Raimundo Pereira, Carlos Gomes Júnior, Silvestre Alves, Iancuba Indjai e outros políticos do governo anterior possam participar de forma livre e sem pressão de qualquer “força oculta”?  

Conforme disse anteriormente, não vou perder meu tempo a dissecar todo o discurso, mas não queria deixar de me centrar em dois pontos essenciais e básicos para qualquer país, a Educação e a Saúde.

No campo da Educação, o Presidente ilegítimo realçou 5 pontos, como sendo os objectivos da agenda da transição.

Desses 5 pontos, deu para ver que os transicionistas têm intenção de investir e muito no Ensino Superior, uma vez que 3 dos 5 pontos é dedicado tão só ao ensino Superior e os outros muito generalistas, que também podem incluir investimento universitário!

Será que Serifo Nhamadjo sabe que vive (já que não preside nada) num país cuja taxa de literacia é só de 54,2%? Ou seja, quase metade dos guineenses não sabem ler nem escrever! Será que Serifo Nhamadjo sabe que a maioria das escolas de mais variados níveis do ensino no país não cumprem as mínimas condições de dignidade para estarem em funcionamento? Serifo Nhamadjo tem noção da existência de uma grave carência de livros formativos para os ensinos básico e secundário na Guiné-Bissau!? Serifo Nhamadjo terá noção do nível de formação pedagógica da maioria dos professores do ensino básico e secundário na Guiné-Bissau!?

Face a essas factos, não posso deixar de perguntar se Serifo Nhamadjo sabe mesmo o que está a fazer no cargo que hoje ocupa e que país pretende presidir!?

Na área da Saúde Pública, a retórica é a mesma! Objectivos altos, esquecendo-se completamente do básico!!!

Será que Serifo Nhamadjo tem noção do que significa a palavra Saúde Pública!? Quer modernizar o Hospital, alargar o Serviço de Urgência, construir um Centro de Hemodiálise e mais uma vez investir no ensino superior na área da saúde, esquecendo-se que cerca de dois terços do país não tem saneamento básico, tendo esgotos a céu aberto, não tem sistemas de recolha e tratamento de lixo que cubra a necessidade da maioria do país, não tem um programa de vacinação que satisfaça a grande maioria da população!

Serifo Nhamadjo tem noção do custo de funcionamento e manutenção de um centro de diálise? Tem noção de quantos doentes insuficientes renais crónicos e agudos precisam ser tratados na Guiné-Bissau? Tem ideia de quais são os dados da OMS em relação a HIV, Malária e Cólera na Guiné-Bissau?

Pelos vistos, Serifo Nhamadjo quer contribuir para a construção de um país iniciado pelo telhado, com base nos financiamentos que pensa conseguir extorquir ao Banco Mundial, mesmo que não tenha qualquer sustentabilidade no futuro do país!

São esses governantes que têm contribuído para o que tem sido o aprofundar do luto da Guiné-Bissau e dos Guineenses!

Boas entradas a todos, uma vez que 2013 aparenta-me penoso para os guineenses.

Jorge Herbert