segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os autos do medo


Sem se decretar ela vai-se impondo e paulatinamente esta a transformar-se no modus vivendi dos guineenses. O guineense esta a deixar-se modelar pelo medo, a sujeitar-se ao conformismo do djitu ka tem.

O medo esta a enraizar no guineense um espirito de conformismo e que esta a leva-lo a retrair-se nas suas acções de cidadania que apela a reações reactivas contra o estado de coisas vigente na Guiné-Bissau apos o golpe de estado de 12 de abril de 2012. O sentimento de insegurança assume-se na prudência retractiva que hoje esta involuntariamente a invadir o cidadão guineense, desde os politicos, intelectuais ao comum dos cidadãos, fazendo dele um povo cobarde que se demite dos seus direitos e da suas aspirações de viver em liberdade.

Reservar-se e não intervir, parece funcionar hoje na Guiné-Bissau, como o melhor «conselheiro» dos actos dos cidadãos e tal facto, leva-o a alhear-se do interesse comum, fechando-se num egoismo pessoal, de grupo ou de interesses.

Esse comportamento retro-activismo de exercicio de cidadania, faz hoje parecer que, o guineense aceita complascentemente uma opressão que se esta expressar na sua forma mais brutal e desumana sobre os seus mais legitimos interesses e aspirações de cidadania que é o exercicio da democracia em plena liberdade de escolha e de afirmação de identidade.

Nota-se que, uma larga maioria dos guineenses esta inconscientemente a aceitar que os seus sonhos e perspectivas de vida sejam coagidos, sufocados, banalizados e espezinhados. Enfim, os seus direitos mais lementares estão a ser sucessivamente interrompidos por uma horda de bandidos e criminosos que, infelizmente mal preparados para viver numa sociedade aberta, entendem impôr-se aos seus demais concidadãos utilizando metodos brutais e a pratica de actos criminosos traduzidos na violência e na intimidação quotidiana que vêm exercendo contra a população indefesa e, muitas vezes, quando os seus fins assim exigirem, acabam em mortes atroces como tem acontecido ultimamente no pais.

Aceitar-mos pacificamente, que essa cultura do medo seja enraizada na nossa mente bloqueando a nossa reactividade humana e civica, inibindo-nos de reagir contra esses actos de barbarie que esta sendo praticda por uma minoria em armas, cujos argumentos de «superioridade» prima pela cultura da violência de comportamentos e complexos de falsa legitimidade de mandar, estamos a condenar e hipotecar, não so o nosso futuro, mas também dos nossos filhos e das gerações vindouras e, mesmo a continuidade da Guiné-Bissau como pais uno e indivisivel.

Aceitar este estado de coisas, estaremos enfim, a render-mo-nos aos argumentos de um tribalismo perigosamente emergente que se orienta pelo sentimento de dominação impondo-se pelo odio, a exclusão ou mesmo a exterminação, querendo aqueles que o praticam, escamotear a sua inadaptação social e incapacitação para viver numa sociedade que se prima pela concorrência do saber e da qualidade.

Por isso, exorto os meus compatriotas guineenses a remanescer-mo-nos no nosso orgulho de unidade nacional que projectou a gloriosa luta de independência que venceu apeoticamente um colonialismo bem mais brutal do que a ameaça que encarna essa minoria complexada que esta a desestruturar e banalizar a nossa sociedade.

Juntos estou certo, de que podemos e devemos expurgar esse sentimento de conformismo que esta a invadir as nossas mentes e reactivar os nossos actos de cidadania para assim, unidos fazermos frente a todas e quaisquer tentativas de denominação da nossa sociedade multicultural e inter-relacional, por um grupo de pessoas complexadas, incapazes, incompetentes e retrogados que so se revêm na violência inspirado num tribalismo primario e apologista da exclusão.

Carlos Sa
Sociologo