sábado, 19 de janeiro de 2013

40 anos


"Aly,

Eu não concordei nunca, assim como muitos caboverdeanos antigos também não concordavam com o “saco de gatos” que Amílcar arranjou com o projecto PAIGC. Mas já está, paciência, e ele e o irmão foram bem arranhados por essa gataria, o que era de prever, e que Spínola usou naturalmente essa tendência guineense ant-berdiana. É com muito custo que essa cambada de racistas, e tribalistas encaram com a figura desse gigante.

Portanto amanhã um grande post no teu blog deixa-os a espumar.

Fotos, frases, e coisas curtas mas elucidativas.

Se não sabias fica sabendo que faz agora 20 anos, foi feita uma cerimónia do XXº aniversário do assassinato do Amilcar Cabral, mas no cruzamento da Chapa Bissau. Na bifurcação da rua que vai para a granja e da que vai para os bombeiros (Sta Luzia).

O discurso do Nino dizia que já estava feita uma estátua e que ia ser colocada alí. E só depois do Nino desaparecer é que resolveram erigir a estátua, mas bem longe dalí. Não está mau onde está, mas não é a mesma coisa, é como se não gostassem de o ver dentro de Bissau.

A Tua figura não tribal, é para muitos guineenses raivosos e complexados, a imagem de um Amílcar, que lhe roubas protagonismo.

A. Rosinha
"