quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Despachantes suspensos


Mais de um terço dos despachantes oficiais da Guiné-Bissau foram suspensos por suspeitas de fraude fiscal, disse hoje o ministro das Finanças do Governo de transição, Abubacar Demba Dahaba. A medida, de acordo com um documento do Ministério das Finanças, atinge 29 funcionários, entre despachantes oficiais, ajudantes despachantes e caixeiros despachantes, que estão a ser investigados pelo Ministério Público por suspeita de desvio de dinheiros do Estado.

Aos visados foram-lhe suspensas as cédulas de exercício da profissão e impedido o acesso ao sistema informático aduaneiro, o Sydónia. A fraude fiscal reporta-se aos anos 2007 e 2008. Hoje o ministro disse aos jornalistas que o Ministério está a "disciplinar o aspeto fiscal, a cobrança nas alfândegas". Dahaba acrescentou que é preciso "organizar da melhor forma a coleta de receitas" e por isso corrigir esse tipo de "evasão fiscal e desvio de procedimentos". O ministro não revelou quanto dinheiro foi desviado das alfândegas.

"Vamos discutir com cada um o valor desviado, para o repor, e só depois disso poderemos tomar outras medidas e talvez possam retomar as atividades, depois da responsabilização de cada um deles", disse. O ministro disse que até agora nenhum despachante foi detido e que, por enquanto, foi tomada uma medida administrativa, aguardando-se "a evolução a nível da Justiça". Na prática, para já, serão encerradas dezenas de escritórios de despachantes em Bissau, o que vai dificultar ainda mais o desalfandegamento de mercadoria no porto da capital. LUSA