domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia no Mar vs País sem rumo


O número de mortos resultante do naufrágio de uma piroga a 28 de Dezembro na Guiné-Bissau é superior "em dezenas" ao oficialmente divulgado, disseram hoje em Bissau os deputados eleitos pelo círculo Bolama-Bijagós. A 28 de Dezembro, uma piroga com um número desconhecido de pessoas a bordo, mas que ultrapassava a centena, naufragou quando fazia a ligação entre a ilha de Bolama e o continente. Oficialmente morreram 34 pessoas, mas, de acordo com o deputado Mandu Camara, o número de vítimas é superior "em dezenas". Os números, "pelo que constatámos no terreno e pelos levantamentos feitos, ultrapassam largamente esse número de corpos, em dezenas", disse o responsável à Lusa.

O deputado quer que o Governo crie condições para que se faça um levantamento exaustivo da situação e que se solidarize com os familiares das vítimas. Os deputados, explicou também à Lusa, querem que sejam encontrados culpados pela tragédia, visto que até agora apenas um responsável em Bolama foi suspenso, e que seja retomada a ligação entre ilhas através de piroga, visto que essa circulação foi proibida pelo Governo após o naufrágio. "As pessoas neste momento estão acantonadas na ilha Formosa. Não há uma loja do Estado que garanta o abastecimento de géneros de primeira necessidade, não há Centros de Saúde, não há comunicação segura. Tudo é um défice de coisas, as pessoas estão como se fossem galinhas numa gaiola", exemplificou, acrescentando que mesmo os alunos que foram passar as férias de natal continuam sem poder voltar para as escolas no continente ou noutras ilhas.

Os deputados eleitos pelo arquipélago dos Bijagós deram hoje em Bissau uma conferência de imprensa durante a qual reconheceram que o transporte por pirogas não é o melhor, mas defenderam que este se faça para "aliviar o sofrimento da população das ilhas", como disse o deputado Mamadu Balde. Os deputados dizem que quase um mês após o naufrágio não sabem o que está a ser feito para minimizar o sofrimento das famílias das vítimas, e temem que aconteça como num naufrágio ocorrido há alguns anos na ilha de Pecixe, que "caiu no esquecimento" e não houve responsáveis.

"Fizemos recenseamento casa a casa em Bolama para saber o número aproximado de pessoas que ia na piroga", disse Mamadu Balde, que pediu também ao Governo para que vá a Bolama e se solidarize com as famílias. José Saraiva, outro deputado eleito pela mesma região, quer também saber o que é que está a ser feito para que haja de novo ligação entre as ilhas, questionando o que pode acontecer se houver um caso grave de saúde numa ilha sem estruturas. O deputado lembrou que, em breve, haverá mais dois períodos de grande movimentação de pessoas, o Carnaval e a Páscoa, concluindo que "é muito triste" que apenas se oiça falar de recuperação de estradas no continente e que nada se faça pelas ilhas.

Actualmente há apenas ligações através de um navio (Pecixe) entre o continente e as ilhas de Bolama e de Bubaque, mas, segundo os deputados, o Governo está empenhado em recuperar outros dois navios que estão avariados. De acordo com os deputados, "há muitos anos que não existe um único farol a funcionar" e "desde a época colonial que não se fez uma única vez a dragagem dos canais onde passam os navios". "Que eu saiba, não há uma única empresa na Guiné-Bissau que venda salva-vidas", disse Mandu Camara na conferência de imprensa, acrescentando que também a Marinha Mercante não tem um único meio de busca e salvamento. LUSA