terça-feira, 12 de março de 2013

Ensopado de notícias


Ministério Público da Guiné-Bissau procura "rasto" de 9 ME no Banco da África Ocidental

O Ministério Público da Guiné-Bissau está hoje a investigar o Banco da África Ocidental (BAO) em Bissau, no âmbito de um caso que envolve 9,1 milhões de euros, que a Procuradoria diz terem desaparecido. Fonte do Ministério Público confirmou à Lusa que estão hoje a ser feitas investigações no banco por causa do dinheiro, que terá sido disponibilizado por Angola a favor do Governo guineense mas que não terá entrado nos cofres do Estado. "Precisamos de saber se a totalidade do dinheiro ou parte deu entrada no BAO, ou se ficou algum retido no Montepio", banco através do qual o dinheiro teria entrado na Guiné-Bissau, disse a fonte.

A fonte acrescentou que o natural seria o dinheiro ter entrado na Guiné-Bissau via BCEAO, Banco Central dos Estados da África Ocidental, o que não aconteceu. "Pode haver um caso de abuso de poder, ou branqueamento de capitais", disse a fonte. No mês passado, o antigo ministro das Finanças da Guiné-Bissau José Mário Vaz foi ouvido pelo Ministério Público e chegou a estar detido três dias no âmbito da investigação ao paradeiro desse dinheiro. Está proibido de sair do país sem autorização.

José Mário Vaz era o ministro das Finanças no governo de Carlos Gomes Júnior, que foi deposto pelo golpe de Estado de abril do ano passado. Na sequência do golpe, viajou para Portugal e no regresso à Guiné-Bissau, este ano, foi detido por alegado ilícito fiscal. O antigo ministro negou todas as acusações. LUSA

Cinquenta oficiais do Estado-Maior do Exército beneficiam de capacitação em geo-militar

Cerca de cinquenta oficiais do Estado-Maior do Exército estão a beneficiar em Bissau, de uma capacitação no domínio da geo-militar. Na abertura da sessão de capacitação esta segunda-feira, o vice-chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, Mamadú Turé, realçou a importância desta ação, por esperar que a mesma sirva para melhorar os oficiais nos domínios táctico e administrativo.

"Este seminário vai-nos fornecer grandes conhecimentos para nos recuperarmos. Sabemos que as nossas Forças Armadas já estão desatualizadas, muitas pessoas esqueceram-se. Mas penso que esta iniciativa do Estado-Maior do Exército vai-nos ajudar muito", afirmou. No mesma diapasão, o chefe de Estado-Maior do Exército, Augusto Mário Có, pediu o empenho de todos para poderem aprender mais.

"Pedir a todos os seminaristas o maior empenho e total entrega aos ensinamentos que vão ser administrados durante estes quinze dias de formação em prol de engrandecimento e modernização das nossas gloriosas Forças Armadas criadas pelo nosso glorioso e saudoso líder Amílcar Lopes Cabral". "O objetivo, no âmbito desta preparação, importa ampliar e aprofundar a cultura geral dos oficiais em áreas de conhecimento militar, táctico e administrativo, bem como nas realidades nacionais e aspetos operativos", adiantou. RDN

Bancada parlamentar do PAIGC levanta questão de incompatibilidade do secretário executivo adjunto e porta-voz da CNE

A bancada parlamentar do PAIGC levantou segunda-feira, a questão de incompatibilidade do secretário executivo adjunto e porta-voz da CNE e dirigente do Partido da Renovação Social(PRS). Trata-se de Orlando Mendes Viegas, atualmente um dos vice-presidentes dos renovadores e presidente da comissão organizadora do último congresso ordinário do PRS em dezembro de 2012. O líder da bancada parlamentar do PAIGC, Rui Diã de Sousa, foi quem suscitou este assunto através de um requerimento dirigido à mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Rui Diã de Sousa: "Nesta mesma lei 4/2010, no número 2 do seu Artigo 7º, fala de incompatibilidade em relação aos membros que compõem este órgão. Na matéria de incompatibilidade, o Artigo diz - as funções dos membros do secretariado executivo são incompatíveis com cargos de dirigentes de órgãos de partidos, associações políticas, militância ou fundações com eles conexas".

"Existe uma situação que é anómala. É uma matéria ligada à nossa  casa, por isso, gostaríamos que fosse procurada alguma solução. Todos nós, enquanto trabalharmos, estamos sujeitos a errar um dia. Mas, o importante é nos corrigirmos imediatamente", avançou Diã de Sousa.

Também o primeiro secretário da mesa de ANP, João Seidiba Sané, deputado do PAIGC, foi mais direto na acusação, considerando como 'descarada' esta violação por parte do Orlando Mendes Viegas. Em reação, os deputados do PRS, entre eles Certório Biote e Embunhe Nancada, prometeram resolver o assunto no seio do seu partido, mas apontaram, em contrapartida, algumas incompatibilidades cometidas pelo PAIGC.

PAIGC: Braima Camará considera 'positivo' contactos com dirigentes, militantes e simpatizantes em Bubaque

Braima Camará, candidato à liderança do PAIGC, considerou 'positivo' segunda-feira na ilha de Bubaque, os primeiros contactos que teve com dirigentes, militantes e simpatizantes nos setores de Bubaque e Bolama. Braima Camará fez esta apreciação quando fazia o balanço dos três dias de visita que efetuou á algumas ilhas do arquipélago dos Bijagós. "Estamos convencidos que a mensagem passou, porque, pela primeira vez na história, na disputa interna de um partido, é vista uma mobilização espontânea, uma manifestação total de todas as estruturas do partido ao nível das regiões", observou.

"É a confirmação das informações que detinhamos desde Bissau - o povo está connosco, os militantes do partido, PAIGC, estão connosco, dormimos em Bubaque e sentimo-nos como em nossa casa, almoçamos em Bolama e sentimos como se tivéssemos almoçado em nossa casa", avançou. "Os presidentes das comissões políticas, os secretários regionais, os militantes, todos os camaradas e simpatizantes do PAIGC confiam e acreditam nesta candidatura. A nossa responsabilidade tornou-se mais acrescida e é vista como o resgatar dos valores de nova esperança e de confiança", frisou. 

UNTG ameaça com greve geral na função pública

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) ameaçou segunda-feira decretar uma greve geral na função pública. Esta ameaça consta de um comunicado à imprensa da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné a que a imprensa teve acesso. O anúncio da eventualidade de uma greve geral na função pública surge na sequência de uma reunião ordinária desta Organização sindical, onde foi analisado o pacto de estabilidade sócio-laboral, económico e as ondas de greves que afetam o setor. O documento exorta igualmente o governo a privilegiar o diálogo como mecanismo de resolução de problemas. Bombolom FM

Sistema de informação de vistos Schengen a partir de quinta-feira na África ocidental e central

O sistema de informação dos vistos Schengen entra em vigor a partir de quinta-feira nos países da África ocidental e central, onde se inclui a Guiné-Bissau, anunciou hoje em Bissau a delegação da União Europeia. 
O sistema, Visa Information System (VIS), é um banco de dados centralizado que permite a troca rápida de informações sobre os pedidos de visto de curta duração (até 90 dias) entre os 25 Estados do espaço Schengen.

De acordo com a União Europeia, o VIS utiliza "tecnologias biométricas, no intuito de garantir uma maior segurança e eficácia na concessão de vistos".

A partir de quinta-feira, informa a delegação da União Europeia, as embaixadas de Espanha, França e Portugal em Bissau procedem à recolha de dados biométricos (fotografia e impressões digitais) para os pedidos de visto de curta duração. Ainda este ano, de acordo com o comunicado, o VIS será implementado em todos os restantes países de África, assim como na América do Sul e na Ásia Central e do Sudeste. LUSA