domingo, 21 de abril de 2013

Diáspora bissau-guineense nos países da CEDEAO


"Depois da prisão de Bubo Na Tchuto pela DEA e posteriormente a acusação de Antonio Injai pelas autoridades americanas através do Procurador de Mahathan de narco-terrorismo, a organização sub-regional, a CEDEAO, entidade patrocinadora e caucionadora do golpe de 12 de abril de 2012 iria reagir... mas nada.

Como se sabe, a CEDEAO, em especial os presidentes de quatro paises, Nigéria, Senegal, Burkina e Costa do Marfim, cada um com as suas valências de interesses sobre a Guiné-Bissau, foram os principais os mentores e caucionadores desse acto de barbarie democratica que se abateu sobre o nosso pais. Sendo quatro ou a totalidade dos paises da organização, a decisão de caucionar o golpe e apoiar incondicionalmente o regime vigente de Bissau, pertence inequivocamente à CEDEAO enquanto organização sub-regional a quem foi "incumbido", segundo o principio da subsidariedade da resolução de conflitos internacional, à procura de uma solução para a crise despoletada pelo golpe de estado de abril de 2012.

Desta forma, sendo o "agente" caucionador e apoiante incondicional do regime golpista de Bissau, a CEDEAO é Agente Comitante dos actos do regime de Bissau e comitantemente e solidariamente responsavel solidario dos actos e comportamentos quer internos quer externos dos principais dirigentes politicos e militares do regime pro-CEDEAO de Bissau. Em suma, a CEDEAO pressumidamente como entidade de principios e valores devia assumir-se perante esses factos de extrema gravidade, apoiando ou condenado os seus actores. Porém até hoje NADA. E o mutismo total por parte da CEDEAO.

Contudo, o Chefe da Armada guineense, Bubo Na Tchuto que eles recomendaram vivamente reintegrar nas fileiras das FA para apaziguar a tensão nas FA, foi detido pela DEA norte-americana. O CEMGFA guineense, Antonio Injai, militar adulado e paparicado pelos regimes do Senegal, Nigéria, Costa do Marfim e Burkina ( o grupo dos presidentes mafiosos da CEDEAO) esta indiciado por crimes graves pela Procuradoria Federal Americana e contra quem sera decretada brevemente contra ele um mandato de captura internacional.

O Presidente da CEDEAO para a Guiné-Bissau, Manuel Serifo Nhamadjo e o respectivo Primeiro Ministro, Rui Duarte de Barros, estão igualmente citados em varias passagens nas provas audios e videos por Antonio Indjai e outros responsaveis militares como teriam conhecimento e tinham dado anuência ao negocio de compra e revenda de armas para as FARC. Igualmente, eles são citados como tendo proposto a retenção e utilização de parte dos ganhos da droga  (fala-se de 13% do valor da cocaina transaccionada), para resolver algumas necessidades do Estado. Essas "despesas" eram principalmente as concernetes as despesas correntes  e de representação da Presidência da Republica e da Primatura e não como se chegou a aventar que estes se destinavam, para pagamento de salarios dos pobres agentes do Estado guineense.

Tudo isso se passa nas barbas e nos ouvidos da CEDEAO sem que essa instituição tussa ou muge. Tudo isso é estranho e comprometedor, pois se a CEDEAO se laurea e se defende de estar a "conduzir exemplarmente a transição na Guiné-Bissau" então que assumam igualmente as suas responsabilidades neste affaire de estado onde os seus protegidos estão envolvidos até ao tutano.

Aos presidentes Goodluck Johnatan, Macky Sall, Blaise Campaoré e Alassana Drame Outtara que nos respondam e dêm explicações aos guineenses sobre as responsabilidades e comportamentos de esses seus comparsas golpistas, narco-terrorista e narcotraficantes. O Povo merece uma explicação da vossa nefasta cumplicidade para destruir a democracia guineense.

Em nome do Povo da Guiné-Bissau, o Agrupamento da Diaspora na CEDEAO"