terça-feira, 14 de maio de 2013

Carlos Lopes: “O povo da Guiné-Bissau está cansado, muito cansado”


O continente africano tem hoje mais telemóveis que a Índia, os Estados Unidos ou a Europa, salientou o guineense Carlos Lopes, ao falar em Lisboa sobre “A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Globalização”, onde, na sua opinião, o grande investimento a fazer é nas novas tecnologias. Descrevendo as mudanças que ocorrem hoje no Continente Negro, salientou que, dos vinte países que mais crescem em todo o Mundo, dez estão em África. Dois terços do crescimento africano vêm do consumo interno, de uma classe média calculada em 59 milhões de pessoas que têm nomeadamente meios para pagar uma educação de qualidade para os seus filhos.

Para Carlos Lopes, especialista em desenvolvimento humano e planeamento estratégico que, nas suas muitas andanças pelo mundo trabalhou com o antigo secretário-geral da ONU, Kofi Anam, a maioria dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) atravessa também  um momento de “pujança de crescimento e, por isso, tem de encontrar agora prioridades”. “Temos uma transformação muito rápida e temos de nos adaptar a ela”, comentou, sugerindo que um dos estados da CPLP promova e acolha uma reflexão estratégica de todos os seus membros.

Isto, porque como referiu por várias vezes ao longo da sua exposição, “estamos a viver no crepúsculo da ajuda ao desenvolvimento” e a comunidade precisa de reflectir na questão. Defendeu também uma maior circulação de pessoas dentro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Para ele, se esses países querem uma comunidade, “a confiança tem que ser construída pedra a pedra”. Referiu por várias vezes o destaque que os membros da CPLP e alguns dos seus cidadãos têm hoje nas organizações internacionais.

A propósito do próximo aniversário da Organização da Unidade Africana que, quando foi fundada, não contou com nenhum dos PALOP (então colónias portuguesas), disse que nas cerimónias se vai prestar homenagem ao líder guineense Amílcar Cabral e que também se falará português, porque a presidente do Brasil foi convidada a falar em nome da América do Sul.

Acrescentou que, na recente cimeira dos BRICS, na África do Sul, na mesa estiveram três presidentes de língua Portuguesa – de Angola, do Brasil e de Moçambique. No seu entender, a língua e a cultura geram “um emaranhado de cumplicidades”. Referindo o Português como “uma das línguas que mais cresce na Internet”, considerou isso como “uma dimensão económica que devemos explorar”. Admitiu que a crise que Portugal está a atravessar afectou “a trajectória mais ou menos bem definida da CPLP até 2008/9”.

“Essa crise é a ponta do iceberg de uma nova redefinição geográfica e trouxe também à tona as debilidades portuguesas”, o que se reflectiu na cooperação com as suas ex-colónias. Mas, hoje, “quem falar de cooperação técnica à francesa ou inglesa, está a seguir o caminho errado”, disse, defendendo uma vez mais uma “reflexão profunda” que nos leve “a novos caminhos”. As previsões apontam, lembrou, para que, em 2040, África seja o continente com “a maior e mais jovem” comunidade trabalhadora, que terá também a maior cultura.  

Já no período de perguntas e respostas, questionado sobre o que falta à Guiné-Bissau para entrar na globalização, Carlos Lopes considerou que aquele país já o fez – mas pelas más razões. Admitiu que “o povo da Guiné-Bissau está cansado, muito cansado”. Lembrou que, até há pouco, as organizações internacionais (ONU, União Africana, CEDEAO) tinham cada uma a sua opinião sobre a forma de ultrapassar a situação, o que “se torna muito difícil para encontrar uma solução. De qualquer modo, na seu entender, “a solução tem que vir de dentro, é preciso encontrar uma solução interna”.