quinta-feira, 20 de junho de 2013

... Mesmo a tempo!


O Conselho Europeu confirmou as medidas restritivas aplicadas aos militares implicados no Golpe de Estado de 12 de Abril. No dia 18 de Junho de 2013, o Conselho Europeu decidiu manter a decisão tomada na sequência do Golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 na Guiné-Bissau, confirmando medidas restritivas contra 21 militares que estiveram implicados na execução do golpe.

A Decisão prevê o congelamento, no território europeu, de todos os fundos e recursos económicos que sejam propriedade dessas pessoas, no seguimento da sua implicação em actos que ameacem a paz, a segurança e a estabilidade na República da Guiné-Bissau. Essas pessoas estão igualmente sujeitas a proibição de entrar ou de transitar no território da União Europeia. A lista dos militares submetidos a estas medidas restritivas pode ser consultada no sítio web da Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau.

E agora? Em que ficamos? O major Idrissa foi nomeado 'embaixador' na Gâmbia, e Biom viu ser-lhe agora reconhecido o papel no golpe de Estado, e foi nomeado chefe da secreta guineense, entre outros. E agora, o que fará mesmo a União Europeia? Ou limitar-se-á a ver, de boca calada e com os braços cruzados? AAS