segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tristeza não vai à escola


"Nasci, cresci e sempre ouvi falar do dia 1 de junho que é considerado "dia internacional das crianças"

Acolhi esta data com satisfação e nunca duvidei do facto deste dia ser considerado dia de todas as crianças, repito de todas a crianças em todo o mundo. Volvidos mais de que 4 decadas desde a minha nscença, eis que este ano e precisamente no dia 1 de junho, alguem fez-me duvidar do facto deste dia ser considerada "de todas as crianças". Essa pessoa é uma criança de 7 anos, de nome Justiline Té, vulgo "JÚ". Numa conversa que esta criança teve com um colega meu, este o perguntou:

- Jú, diz-me, 1 de Junho é o dia de quê?

Prontamente a resposta surgiu

- É o dia das crinças que vão à escola.

Ficamos um bocado perplexos com a resposta e depois de alguma análise, concluimos o seguinte: Se há resposta certa é esta dada pela minha querida Jú. Na reaalidade, quer queiramos quer não, esta data só se comemora nas escolas. Nenhum pai, principalmente na Guiné-Bissau faz festas a crianças antes desta entrar na escola. Porque então considerar a data como sendo de todas as crianças?

Bolingo Cá
"