quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Uns vão para a prisão...outros forçam 'amnistia' - A diferença entre Bissau e Bamako


O general Amadou Sanogo, autor do golpe de Estado de 2012 no Mali, foi interpelado no seu domicilio em Bamako, hoje, quarta feira, 27 de novembro, pelas forças de segurança malianas, anunciou o Ministério da Defesa do Mali. Varias dezenas de soldados malianos armados introduziram-se no seu domicilio e saíram pouco depois levando-o pouco depois nas traseiras de um veiculo pick-up, segundo o jornalista da AFP no local.

O antigo capitão « bombardeado » ao grau de general em agosto passado, deve ser presente ao juiz de instrução que deve ouvi-lo sobre os abusos e maltrato cometidos pelos seus homens, assim como sobre a morte de seis pessoas aquando de uma manifestação de militares em setembro. "Ele não quis se apresentar perante a justiça, e nos viemos executar o mandato que lhe fazer apresentar-se perante a justiça do pais », declarou um militar presente no local à AFP.

"Profundamente indignado"

Amadou Sanogo fora convocado em finais de outubro por um juiz de instrução de Bamako mas recusou-se sempre se fazer presente perante o juiz, provocando a reação acessa de muitos partidos e organizações da sociedade civil do Mali. há uma semana atrás, a Frente Unida para a salvaguarda da Democracia e da Republica (FDR), coligação de partidos e organizações que se opuseram ao golpe de estado, declararam-se "profundamente indignados" que o general Sanogo não se digne a responder a uma convocação da justiça.

Nos meses seguintes ao golpe de estado de 22 de março 2012 que precipitou a tomada do Norte do Mali pelos grupos jihadistas, o quartel general de Sanogo e dos seus homens, situado num campo militar perto de Bamako, foi local onde foram cometidas vários abusos, torturas e mortes de militares considerados fieis ao presidente deposto, Amadou Toumani Touré. Muitos homens políticos, jornalistas e membros da sociedade civil, afirmaram igualmente terem sido vitimas de brutalidades. Fontes: AFP et REUTERS