quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DENÚNCIA: ENGEN e ELTON - Quem ganhou em nome do Estado da Guiné-Bissau?


«Meu caro Aly Silva,

Faz hoje exactamente uma semana que tento enviar este e-mail para si, mas só hoje reparei que tinha endereço electrónico errado. Gostaria de pedir o seu total apoio para combatermos o sistema que está a ser implantado no negócio ENGENvsELTON. Da Primatura; passando pelo Ministério Publico, Ministério das Finanças; Tribunal e Contribuicao e Impostos, há muita negociata. Publique esta história para que cada um faça o seu juízo. Se é falso, acho que cada um pode avaliar. Na minha modesta opinião, o que está aqui é a lei do mais forte e mais rico. Mas está outra coisa mais grave: enriquecimento ilícito dos agentes do Estado prejudicando interesses do Estado e de cidadãos. No próximo email, vou falar da situação dos trabalhadores que afastaram da empresa.

Quem ganhou em nome do Estado da Guiné-Bissau no negócio entre a ENGEN e ELTON?

Vive-se na Guiné-Bissau nos últimos tempos, uma máfia no negócio entre a ENGEN e ELTON. Nos finais do ano 2012, invocando os motivos ligados ao rendimento, a ENGEN decidiu vender as suas acções. E nesta venda, ELTON apareceu como sendo a empresa interessada em adquirir as acções da ENGEN. As duas partes terão concretizado o negócio e sem dar qualquer informação ao Governo e de repente, tudo em nome da ENGEN passou a ser tratado por ELTON.

Essa última deixou de pagar o fisco. O Governo, através da secretaria de Estado de Energia exigiu explicações sobre a forma como as acções foram transmitidas para ELTON e ninguém respondeu. Depois, a Direcção-Geral de Contribuição e Impostos pediu mesmas informações e a ELTON continuou sem responder. Tudo isso aconteceu entre os meses de Outubro e Novembro. Ainda em Novembro, já no dia 25, foi o próprio ministro da Energia, Daniel Gomes a endereçar uma carta ao Director-Geral da ELTON GB SA à pedir todas as informações concernentes à transmissão dos valores da ENGEN para ELTON GB SA.

Como o silêncio era crónico, a DGCI decidiu avançar com uma acção no Tribunal e que culminou com uma decisão que encera as estações de ENGEN (entenda ELTON) por causa do fisco. Há muito que as gasolineiras em causa não funcionam.

No entanto, o pior estava por vir. No momento em que tudo apontava para graves irregularidades no negócio, as instituições como a Primatura, Ministério Público, Polícia de Ordem Pública através do Comissário entraram em acção. A principal vítima acabou por ser o ex-Director-Geral da ENGEN, Bastou Badarou que mesmo estando fora do negócio, teve que sofrer na prisão. Porquê? Porque os responsáveis da ELTON e governantes envolvidos no negócio consideram que podia dar informações sobre o que sabe. Badarou não disse nada a ninguém e na tentativa de retomar os seus serviços na ENGEN, foi detido com argumentos de tentativa de assalto à empresa. A detenção foi feita pela Polícia Judiciária e para sair dos calabouços teve que pagar uma caução.

Porém, caro blogger, sabe-se que, tudo está a ser feito para que o caso fique no silêncio. Os governantes receberam somas avultadas em dinheiro e a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos vai ser obrigada (não tarda) a reabrir todas as estações.

Guineense, o que está aqui em causa é um negócio de biliões de Fcfa. Aliás, nos documentos que vão apresentar nos próximos tempos falarão de 600 milhões. Estes valores serão aceites, porque temos informações que responsáveis do Governo, do Ministério Público, da PJ e da Polícia receberam fundos neste processo.

Senão vejamos:

- Porquê é que a Secretaria de Estado da Energia e o Ministério da Energia já não dizem nada?

- Porquê é que certas estações da ELTON reabriram há dias?

A resposta é simples: alguns titulares dos órgãos públicos receberam fundos e ficaram calados e querem que o processo morra.

Como és das poucas vias para informamos algo, exorto para que publiques este meu correio.

Desafio os responsáveis da DGCI, do Ministério Público, da Primatura (na pessoa do próprio Primeiro-ministro que conhece muito bem esta história) e da Polícia de Ordem Pública a tornarem públicas as suas versões. A tendência de momento, caros compatriotas é deixar a história morrer, mesmo com graves prejuízos causados ao Estado.

Se reagires, caro blogger, envio mais informações dentro de dias.

Aliás, há neste momento uma decisão do tribunal de Comércio que a todo custo estão a tentar violar. ELTON está a fazer obras como forma de apanhar toda gente com calças na mão. Repito mais uma vez que o Primeiro-ministro, o procurador-Geral da república, o Comissário da POP e o Director-Geral de Contribuições e Impostos bem como o Ministro das Finanças podem explicar e bem este dossier que só visa prejudicar o nosso Estado.

Abraço di kumpu terra

DRL – ex-funcionário da ENGEN
»