quinta-feira, 13 de março de 2014

Guerra aberta entre a fundação Ricardo Sanhã e o secretário de Estado da Segurança Social guineense


O secretario de Estado da Segurança Social da Guiné-Bissau, Alípio, mais conhecido por Tchinho Conhé, a esposa e um cidadão português fizeram uma viagem a Lisboa para tratamento médico e solicitaram uma junta médica em Bissau apenas e só para levantar dinheiro nas Finanças - situação que outros doentes não conseguem. Quando chegaram a Lisboa, o Mário Mendes abordou-lhe no sentido de abrirem uma casa de acolhimento em Portugal para poderem faturar ao INPS.

Para isso, tinham de fingir fazer uma visita à casa da Fundação Ricardo Sanhã para depois dizer que os doentes estão a ser mal tratados assim falando mal da fundação para conseguirem abrir uma casa que vai ser gerida pelo Mário Queta e pelo Alípio.



Mas é triste que o guineense nunca se lembra de fazer coisa, mas quando alguém se levanta para fazer começam a falar mal, afinal todos os entraves que tenho encontrado era porque alguém queria fazer o mesmo mas fiquem a saber que quantos mais apoio tiverem os doentes da Guiné-Bissau melhor para a nossa comunidade. Não precisavam de tudo isso para poder fazer alguma coisa que nunca ninguém se lembrou.

O secretário de Estado, em vez de se preocupar com todos os doentes, só se preocupará com os doentes onde vai ganhar dinheiro - mas devia era preocupar-se com a dívida que o governo da Guiné-Bissau tem com a fundação...Vou enviar para si a carta que escrevi da visita que fizeram à casa de acolhimento sem o meu conhecimento, onde prometeram aos doentes que, se falassem mal da fundação, teriam uma casa nova.

Alegaram ainda que desde 2009 que ninguém da embaixada quis saber dos doentes que estão na casa da fundação, e que, agora que o Mário lhes disse que podem abrir uma casa fazem coisas destas. Dizem não poder pagar à fundação mas já levantaram no INPS um enorme valor desde dia 17 de dezembro de 2013. Aly, é triste o que se está a passar: para fazer uma coisa têm que falar mal do outro...

Ricardo Sanhã