quarta-feira, 30 de abril de 2014

DENÚNCIA (I) - Alunos da Escola Nacional de Saúde


"Boa tarde
Jornalista Aly Silva

Junto queremos pedir a sua ajuda para informar o Ministerio de Saude atraves da sua directoria para denunciar o que nós (alunos) achamos pelo bem de todos o tratamento que estamos sendo recebido apos este ultimo ano de formacao.

É verdade que nem todos os alunos/alunas tem familiares com nivel de condiçao de vida aceitavel, mas isso nao deve ser motivo de sermos utilizados e muito menos usados pelos nossos professores.Antes da decisao de tornar publica esta denuncia, tentamos falar com antigos enfermeiros/enfermeiras formados em Bolama nos anos 80 ate anos 90, e decidimos que os nossos futuros quadros a serem formados nesta Escola, nao devem passar por aquilo que nos vimos durante este ano 2014.

Fazer um projecto cujo tema iremos defender na tese final inventaram-nos o Trabalho de Conclusao de Curso (TCC) alguns de nos receberam a orientacao de diferentes professores que entre outros atendiam os colegas nos seus gabinetes de trabalhos, nas casas onde moram com a sua familia e demais. Enquanto decorria os trabalhos de TCC nós eramos obrigados a deambular de um lado para outro a procura da orientacao, as vezes nao atendiam as nossas chamadas telefonicas e enfim, enquanto que um dos professores resolveu escolher so raparigas.

Quando testemunhamos as horas que essas meninas saiam do quarto deste e nunca atendia duas ou mais na mesma hora, resolvendo atende-los com horarios diferentes. Chegava a sair do quarto do orientador ate as 10 horas da noite.
Entao perguntamos a Direccao da Escola Nacional de Saude se tem conhecimento do horario de atendimento dos professores aos seus respectivos alunos.

Quando enviamos uma sms a uma colega chamando atençao de termos conhecimento desta grande injustiça que esta recebendo por parte de Professor. Ela trazeu esta mensagem e mostrou ao professor BUBACAR VALDEZ que mi telefonou no dia seguinte antes de lantar da cama, perguntando o porque daquela sms a nossa colega de turma e disse ainda outras palavras que nao vou mencionar aqui entao digo lhe tambem que vou avançar denunciando todas as manobras de professores envolvidos nesta historia.

Espero que na proxima possa enviar mais dados e fotos desta situaçao. BUBACAR VALDEZ MORA SOZINHO E NUM QUARTO NEM BANCO DE SENTAR TEM PARA HOSPRI. FAZ ATENDEMENTO NO COMPUTADOR DELAS ATE AS 23 HORAS DA NOITE. FAÇAM PERGUNTAS A DIRECTORA DA ESCOLA DE QUAL ALUNAS ORIENTADA POR VALDEZ CHUMBOU? E PASSA TUDU. Por isso, criamos este email para Ajude-nos para podermos ajudar a nova geraçao de formandos, rumo a uma boa saude para todo o povo Guineense, pensando num AMANHA MELHOR. Na esperança de ver sorriso na cara da gente, esperamos que publique esta mensagem.

Abracos
Assinado Por alunos da Escola Nacional de Saúde (ENS).
Obrigado
"