sexta-feira, 9 de maio de 2014

ELEIÇÕES(?)2014/HORA DA VERDADE: Colete de forças


Cento e quarenta gendarmes da 21° Esquadrão da gendarmeria du burkinafaso deixou Ouagadougou hoje, com destino à Guiné-Bissau, no quadro das eleições presidenciais previstas para o dia 18 de maio proximo nesse pais, segundo fontes militares.

Segundo essa fonte, esses 140 ‘’homens e mulheres» vão reforçar o esquadrão ja presente na Guiné-Bissau depois de alguns meses, conforme um pedido da Comunidade Economica dos Estados da Africa cidental (CEDEAO). A primeira vaga de gendarmes burkinabés deve partir esta sexta-feira, e a segunda devra juntar-se-lhes no sabado por via terrestre. O comboio militar sera fortemente equipado, constituido 13 pick-ups et de 4 camiões logisticos.

A Guiné-Bissau encontra-se refém de tensões politicas e militares ha varios anos, tendo como consequências sucessivos golpes de estado e assassinatos de chefes de estado maiores das forças armadas. As tensões actuais estão ligadas ao facto de que um dos candidatos as presidenciais ultrapassou o candidato apoiado pelos militares com cerca de 20 pontos de vantagem na primeira volta. Resultado que pressageia uma onda de insegurança na segunda volta.

Apos as eleiçéoes presidenciais, o regimento burkinabé devera continuar na Guiné-Bissau durante um ano, a partir de julho de 2014, a fim de permitir ao regimento ora reforçado, seja substituido e regressar ao Burkina Faso.