sábado, 14 de junho de 2014

Adelino Mano Queta: Cerimónias fúnebres terão lugar na próxima semana

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau Adelino Mano Quetá morreu este sábado, em Bissau, vítima de doença. Fonte familiar disse à agência Lusa que o político se tinha sentindo mal nos últimos dias e que de madrugada foi assistido no hospital Simão Mendes, de Bissau, mas não resistiu e faleceu.

O funeral de Adelino Mano Queta, que contava 70 anos, deverá ter lugar na próxima semana, uma vez que se aguarda pela chegada a Bissau de parte de familiares que se encontram em Portugal. Aquando do golpe de Estado militar de abril de 2012, Mano Quetá desempenhava as funções de ministro da Justiça.

Licenciado em Ciências Políticas e Sociais, Adelino Mano Queta foi secretario-executivo adjunto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e, mais tarde, representante do país na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.

Entre 1992 e 2002, Mano Quetá foi nomeado sucessivamente embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Espanha, Itália, Marrocos e Taiwan. Candidatou-se como independente à presidência da Guiné-Bissau nas eleições de 2005, tendo ficado em nono lugar entre 13 candidatos. Natural de Mansoa, no centro/norte do país, Adelino Mano Quetá foi também diretor geral das Alfandegas e era docente na Faculdade de Direito de Bissau.