segunda-feira, 14 de julho de 2014

ALERTA GERAL NOTÍCIA DC: Presidência da República terá escutas?


Em novembro de 2012, o Irão(?!) ofereceu e instalou um sofisticado sistema de escutas em Bissau. Serifo Nhamadjo, 'nomeado' pela CEDEAO para 'dirigir' a transição, esteve nesse país e anunciou publicamente apoios no valor de 18 milhões de dólares, não se sabendo até aos dias de hoje mais nada sobre o assunto.

Agora, Ditadura do Consenso apurou que a própria Presidência da República, local de trabalho e residência oficial do actual PR José Mário Vaz, pode estar sob escuta, instalada pela secreta guineense. Há pouco tempo, a Orange, empresa francesa de telecomunicações móveis foi acisada de espionagem em países da África Ocidental onde opera. A Orange nunca confirmou, mas também não desmentiu a notícia.

Isto leva-nos de volta aos 11 negros meses de guerra civil que se travou em Bissau e arredores entre 1998 e 1999. Na altura, a Junta Militar, que acabou por obrigar o PR Nino Vieira a um longo exílio em Portugal, revelou que podia ter tomado Bissau muito antes, pois "escutava todas as conversas tidas no palácio" - que era de facto o quartel-general da guerra do lado governamental. Agora, é chamar o homem da secreta e apurar o envolvimento de cada um neste esquema - e o porquê. AAS