sexta-feira, 11 de julho de 2014

BRASIL: Justiça condena estudante guineense por roubo no Rio de Janeiro



Delmar pode recorrer da sentença em liberdade

O estudante da Guiné-Bissau Delmar N'Taquina Lopes Siga foi condenado a quatro anos e e oito meses de prisão, em regime semi-aberto, pela justiça do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (10). Ele poderá recorrer da decisão em liberdade. O jovem de 23 anos foi preso em flagrante, em agosto do ano passado, acusado de roubo de um celular e tentativa de roubo de outro durante um churrasco de confraternização de alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Delmar fazia intercâmbio na universidade desde novembro de 2012, onde cursava arquitetura.

Segundo a denúncia do Ministério Público estadual, após deixar a festa, ocorrida no dia 15 de agosto de 2013, Delmar teria dado um chute nas pernas e um tapa na nuca da primeira vítima - uma mulher - e, simulando estar armado, roubou o seu celular. Meia hora depois, foi surpreendido por um policial civil, próximo ao 18º Batalhão de Polícia Militar, também em Jacarepaguá, assaltando outra mulher.

O estudante tentou fugir, mas foi alcançado e, com ele, encontrados os aparelhos roubados. Após ser preso, ele foi levado à 32ª Delegacia de Polícia (Taquara), e, em seguida, ao presídio de Bangu II. Mais tarde, o jovem foi encaminhado para a Cadeia Pública Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Treze dias depois, obteve um habeas corpus e foi posto em liberdade provisória.

Na sentença, o juiz Marco Couto, da 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá, afirmou que "a prova oral produzida em juízo não deixa qualquer dúvida – mínima que seja – quanto ao fato de o réu ter praticado os crimes de roubo que lhe foram atribuídos".