sexta-feira, 18 de julho de 2014

OPINIÃO/FOSFATOS FARIM: Positivo, mas...


"Caro António Aly,

A exploração de fosfatos em Farim, parece algo positivo para a GB, se existir algum desenvolvimento associado e algum dinheiro entre nos cofres do estado para depois ser utilizado para melhorar a vida do povo da GB.

Mais importante que a exploração de Fosfatos é o governo da GB compreender que o povo da GB poderá ser autosuficiente em alimentação, se aos agricultores for fornecido os fertilizantes a preço competitivo que permita a sua compra e utilização.

A GB importa mais de 50% do arroz que consome, esse arroz poderá ser produzido todo na GB, se o Azoto, Fosforo e Potássio, fundamental para aumentar a produção por hectare, for fornecido a um preço competitivo.

De momento um hectare de arroz produz menos de 1000 kgs, se for utilizado um pouco de N,P e K, com o mesmo trabalho o agricultor poderia ter 3000 kgs/ha. Esse arroz já seria suficiente para alimentar a familia e criar um excedente para ir vender ao mercado.

Aonde quero chegar é que o contrato de exploração de Fosfatos deveria incluir para além de dinheiro, uma quantidade de adubo processado para ser vendido aos agricultores da GB a preço mais baixo, tornando-os competitivos e fixando os jovens na agricultura.

Com os melhores cumprimentos,

PM"