sexta-feira, 29 de agosto de 2014

OPINIÃO: Vai-te embora, ó ébola!


É doloroso admiti-lo, mas é quase uma certeza, ainda que indesejada: a chegada iminente do ébola à Guiné-Bissau. Fechadas que foram (tardiamente) as fronteiras com a vizinha Guinée, lá teremos que adoptar a mesma medida com o nosso vizinho mais próximo - o Senegal, que registou oficialmente o primeiro caso de infecção pelo vírus que matou já quase duas mil pessoas de vários países da África Ocidental, atormentando outros países e continentes.

Será uma luta terrível, desigual mesmo, num país que mal consegue lidar com o paludismo (a principal causa de morte) e com o embrião da cólera... Deus vos acuda, Ele sabe o que faz. Mas atenção que o termo fecho das fronteiras tem de ser levado a sério. Terá de ser a vácuo: nada pode entrar.

Os fechos das fronteiras terão um impacto terrível na vida das populações, nomeadamente na dos pequenos comerciantes, principalmente aqueles que vivem na área de S. Domingos (fronteira Npack) e Ingoré. A circulação de pessoas e bens terá pois de ser minimizada pelo poder central, através do abastecimento de bens de primeira necessidade, pois isso ultrapassa as autoridades regionais e sectoriais. AAS