quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Afectos com Letras


No âmbito da XIV Missão Solidária, a AFECTOS COM LETRAS ONGD envia hoje para a Guiné-Bissau, por via marítima, um contentor contendo cerca de 8 toneladas de medicamentos, essencialmente antibióticos, destinados aos doentes mais carenciados das unidades de saúde daquele País.

Este donativo, com um valor de 121 000 euros, surge da parceria entre a AFECTOS COM LETRAS ONGD e os Laboratórios Basi, SA, com sede em Mortágua. Estes medicamentos irão suprir, nos próximos 12 meses, as necessidades dos doentes sem recursos dos Hospitais da Região de Bissau, designadamente do Hospital Nacional Simão Mendes e do Hospital Militar) e ainda do Hospital da Ilha de Bolama, do Hospital de Cumura assim como dos Hospitais de Bula e Ingoré e dos Centros de Saúde de Varela e da Ilha de Pecixe.

Recorde-se que a AFECTOS COM LETRAS ONGD assinou muito recentemente um Memorando de Entendimento com o Ministério da Saúde Guineense e a ONG AIDA, a nossa parceira no terreno responsável pela distribuição dos medicamentos doados, no sentido de garantir a gratuitidade e transparência na gestão da distribuição e entrega destes medicamentos a quem realmente mais necessita.

O sector da saúde na Guiné-Bissau padece de grandes carências e os medicamentos, essencialmente os antibióticos, muitas vezes rareiam ou atingem preços inacessíveis para uma grande parte da população que se abstém de tomar a medicação prescrita por falta de recursos financeiros. Esta nossa doação visa colmatar as necessidades mais evidentes e contribuir para a melhoria das condições básicas de vida e da dignidade humana dos guineenses.

O contentor chega à Guiné-Bissau na época Natalícia e será aberto e entregue por elementos da AFECTOS COM LETRAS ONGD que se deslocam ao País nessa altura para o efeito.

Pombal, 26 de novembro de 2014.

Para mais informações: Joana Benzinho - (+351) 91 87 86 792