terça-feira, 11 de novembro de 2014

OPINIÃO: Populismo barato


"Decorridos pouco mais de quatro meses da restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau, infelizmente os políticos guineenses estão a dar razão àqueles que afirmam que o problema das constantes convulsões que o pais atravessa, não são da exclusiva responsabilidade dos militares.

Embora se queira negar, o cenario de mal estar entre os três principais principais titulares dos orgãos de soberania do Estado é latente e torna-se até perceptivel, entrelendo certas atitudes e desencontros de egos e pontos de vistas entre eles. Tais sensibilidades antagonicas, deixam antever agendas politicas diferentes desses principais protagonistas, quando, o saudavel e normal, seria a convergência de agendas e sinergias de acções com vista à consolidação do poder do campo politico a que pertencem.

Assim, nada de bom se augura para a ainda periclitante e fragil situação politico-militar emergente de um periodo de transição nefasto, cujas centelhas de instabilidade continuam activas e perigosamente expectantes e, como tal, não devem ser minimamente negligenciadas como factores de rupturas suicidas.

A esta parodia de puro narcisismo politico que, caso não ser freado a tempo, pode levar o pais a um novo descalabro de consequências imprevisiveis, junta-se mais uma acha à fogueira das vaidades. Estes dias, o populismo barato e extremamente perigoso do presidente da ANP, tem inflamado a situação de desavença institucional vigente, mercê de intervenções desenquadradas e exigências despropositadas e descabidas para o pais.

Este excesso de protagonismo mal medidos, deixam-no muito mal na fotografia, tendo em conta o papel que devia desempenhar no quadro do equilibrio e entendimento entre esses dois outros orgãos de soberania, ja de si, desavindos e desencontrados em toda a linha.

É bom serenar-se os ânimos e e procurar-se o bom senso, pois não so a comunidade internacional ja não tem paciência para aturar a nossa sadica auto-flagelação, nem tão pouco, desta vez, o povo deixara de dizer uma palavra à sua maneira. O exemplo do Burkina, é um sinal de que é o "povo quem mais ordena".

Infimus"