terça-feira, 11 de novembro de 2014

OPINIÃO/Salário dos deputados


"Não da para manter em silêncio...este é o grito de um guineense indignado pela forma como uns oportunistas que querem enriquecer-se às custas dos que trabalham!

DEPS DA PRÓPRIA AMBIÇÃO

Numa altura crucial para plantação de alicerce da democracia, da estabilidade e do desenvolvimento na pátria de Amílcar Cabral, os senhores DEPS decidiram TIRAR A MASCARA …defendendo, em vez do interesse do Povo, razão pela qual existem, os próprios interesses, as suas ambições e seus bolsos cheios…

Será que pelo fato de um órgão ser de soberania, é legítimo que ele mude de noite para dia a sua tabela salarial, sem consenso do Governo e sem prévia previsão no Orçamento de Estado?

Será que ser soberano dá o direito de intimidar, chantagear membros de Governo?

Afinal são legitimadores e defensores da lei, representantes do povo ou desrespeitadores da lei e representantes da própria ambição?

Os atuais DEPS pretendem aumentar a sua massa salarial mensal em mais de 60% sem qualquer que seja fundamento lógico…e até recusaram receber o salário do mês de Outubro…NA BOM KRIOL, É NDJANTA DINHEIRO NA MON DE ESTADO, NA TESOURO…PA PAGA PON KU SÊ DINHERO KOITADIS PROFESSORES KUTA NGULI POERAS DI GIZ TUDU DIA PA 100 MIL…se calhar estes sim merecem esse dinheiro.

Excelências, Senhor Presidente, senhor Primeiro Ministro e Membros de Governo salvador da Guiné-Bissau não permitam essa anarquia, caso contrário o povo martirizado guineense pode desacreditar em vós e sabeis que vós sois a ESPERANÇA, A LUZ DA PAZ E DO DESENVOLVIMENTO DESSE POVO. Permitir isso, seria trair a confiança do povo…

Não é e nunca será justo pagar um grupinho de pessoas, que nem sequer não trabalham 1/3 de um més, uma fortuna, seja quem forem, e deixar a outra camada de funcionários públicos a morrer morte lenta, pois uma pessoa idónea, licenciada,… que produz para o Estado e recebe um ordenado mensal de 56 mil f.cfa é um condenado a morte lenta.

Pelo que seria exemplar reanalisar a questão salarial de todos os que prestam serviço ao Estado, sem exclusão e nem discriminação e consequentemente, fixar salário a todos os funcionários públicos por nível académico e de acordo com a função que exerce e particularidade de cada caso adotar um subsídio equivalente.

Todos sabemos, e se alguém não sabe, que fique sabendo que o Estado paga, despendia o que arrecada, DE UTRU MANERA, o Estado realiza despesas com base nas receitas que arrecada…

Tendo a Guiné o sistema fiscal que tem, caduco, viciado, monótono e constante, o que não proporciona um crescimento sustentável das receitas…é sensato de que o país não está em condições de pagar despesas exorbitantes que nada de bem traz ao próprio.

Seria pensar em povo e no país, que os DEPS proporcionem umas sessões destinadas ao reflexo sobre possíveis mecanismos, estratégias de aumento e controlo de receitas para que o Estado esteja apto para cumprir com a sua missão: garantir condições de vida apropriadas para os seus concidadãos no presente, projetar o seu bem-estar no futuro imediato e longínquo.

Deixem de ser egoístas, oportunistas e impiedosos para com a vossa própria NAÇÃO, se é que, no fundo de vossos corações, se sentem Guineenses mesmos.

Pertencer a um órgão soberano não tira e nem deve tirar de nós o humanismo, a pureza, a honestidade e o amor aos conterrâneos e a nação a que pertencemos.

EH, DI MAMA GUINÉ I PÉNA…SÓ 1% DI SI FIDJUS KU PARA NA KAMINHU…!

The patriot"