sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

António Nhaga: Não tens tomates




O energúmeno que responde pelo nome de António Nhaga e é o "director geral" do pasquim pomposamente embelezado como o nome de 'Democrata', não passa de um frustrado e cobarde. Maldosamente, sem qualquer motivo (recebeu um email com imprecisões sobre a minha pessoa) atacou-me e ainda permitiu que a sua opinião fosse postado, não no seu sítio, mas por terceiros! Que filho da puta me saiu este gajo... Pois bem, mas alguém entende uma cena canalha dessas?! Eu não, mas sei por que razão o fez.



Quando eu dirigia o quinzenário Lusófono, em Lisboa, organizámos uma conferência na Universidade Lusófona. Na mesa, comigo a moderar, estavam três oradores: o Ricardo G. G., o O. Lopes, e mais uma pessoa que agora não posso precisar. Cada orador proferiu a sua comunicação e depois abrimos um debate.

A meio da sala, afundado na cadeira, António Nhaga distinguia-se dos demais. Pequenino, 1 metro e 50 de gente por 80cm de largo, dava nas vistas. Estava gordo e reluzente (comida da Finlândia, presumo!, para onde foi arrastado por uma loira que estava por Bissau em turismo sexual, nunca se saberá...) O certo é que, um dia, a voluptuosa loira cansou-se da besta e meteu os patins ao pobre do Nhaga, que, vendo-se subitamente sem chão preferiu o regresso à pacata origem.

Em Bissau, ninguém o via. Parecia um fantasma. E onde mais o Nhaga poderia trabalhar a não ser numa das mais ricas agências da ONU?

Voltemos à conferência. Da mesa, vimos de repente aquilo que nos pareceu um vulto. Era o bracinho do Nhaga - estava mortinho por finalmente fazer parte da conferência e dar um ar da sua graça. Queria os seus quinze minutos de fama. Dei-lhe finalmente a palavra. E o que é que o infeliz e obtuso do Nhaga nos diz a todos? "Acho que nós (jornalistas) na Guiné-Bissau precisamos de livros de estilo."(!?)

Quando ouvi aquilo, não me contive e respondi-lhe energicamente, como de resto merecia. Lá do alto, onde estava e continuo a estar, proferi: "Nhaga, vocês (eles, alguns jornalistas e jornaleiros guineenses) precisam é de dicionários de português!". Fez-se silêncio. Podia ouvir-se uma mosca a atravessar a sala. Os meus companheiros de mesa trocaram olhares cúmplices. Um deles piscou-me o olho como que a dizer "foi bem dado". O certo é que teve efeito - não o pretendido mas talvez o desejado: António Nhaga dobrou-se sobre a sua pequena e desproporcionada figura...e fugiu da sala como um gato, sem fazer barulho nem deixar marcas.

No final da conferência, estivémos um tempinho no pátio na conversa, mas como eu tinha um compromisso tive que me despedir do pessoal. No dia seguinte, liga-me um amigo: "Ouve lá, ontem depois de ires embora o Nhaga começou a mandar bocas e eu tive que o calar. Disse-lhe "porque não falaste enquanto o Aly cá estava?".

É a prova, meus caros, de que o António Nhaga, para além de pequenino e cobarde é também mesquinho e um bocadinho aldrabão. Numa palavra: não tem tomates... É que se o António Nhaga fosse minimamente uma pessoa inteligente, não tinha entrado por aí...Ou seja, se não tiver nada para dizer...esteja calado! Livro de estilo...

E cá está a razão - a única e triste razão - pela qual fui gratuitamente atacado e insultado pelo director geral António Nhaga. Podia ter dito ao miúdo "não publicamos." Mas não, decidiu enveredar-se pelo caminho mais fácil, da intriga, da calúnia.

António Nhaga:

Eu tenho mais, muito mais nível do que tu. Tu és um idiota - outro, mais um naquela poeirenta Bissau - com um modem à frente. Mais: o teu jornal é ilegal - traduzido por peanuts, não tem documentação legal e nem paga impostos. Desafio-te aqui a provares o contrário sob pena de passares por aldrabão e mentiroso.

António Nhaga:

És uma alma penada (kassissa). Tu não me conheces, eu e tu nunca trocámos olhares sequer. Sempre pensei que havia alguma coisa em ti que não batia certo. Conta aos teus 100 parcos leitores (sim, porque não vendes porra nenhuma) quanto é que te deu, em numerário, aquele governo de bando de ladrões e mafiosos nestes mais de dois anos de absurdos? Vejam as diferenças entre o "Democrata" no período da gatunagem, e aquele que hoje se insurge...

António Nhaga, prova-me, quantas reportagens de investigação foram feitas pelo teu pasquim? É que não dei conta...lendo as tuas postas de pescada à Lusa quando o pasquim foi lançado, ainda não li merda nenhuma.

António Nhaga: se não responderes voltarei ao assunto... AAS