quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

OPINIÃO: Reconciliação - Esperança ou Miragem?


"Foi com muita supresa que ouvi a noticia do encontro entre o ex-presidente de transição, Serifo Nhamadjo e o Presidente da ANP, Cipriano Cassamá. A supresa não é o facto de os dois se encontrarem, mas sim a alegada, segundo os órgãos de comunicação, intenção do Presidente da ANP convidar o Serifo Nhamadjo a integrar a Comissão de Reconciliação Nacional ( não sei se para a presidir, ou apenas para integrar como membro).

A reconciliação nacional é uma questão de extrema importancia que merece ser tratada com toda a atenção e cuidado.
Ainda não apagou na mente dos guineenses os traumas dos dois anos de transição que quer queira, quer não, o Eng.º Serifo Nhamadjo é interveniente. Não vejo, no entanto que contribuição poderá o Serifo trazer para a comissão, senão aumentar ainda mais a desconfiança do povo sobre as verdadeiras intenções dos proponentes desta ideia de reconciliação.

Temos homens capazes de liderar o processo de reconciliação. Homens que nada têm com a políttica. Homens com um passado limpinho que poderão muito bem liderar esse processo. Espero que os partidos com assento na ANP, a sociedade civil, comunidade religiosa, se envolva desde já neste processo e proponham uma pessoa idónea para liderar o processo de reconciliação, porque só assim estaremos isentos de desconfiaças.

Bolingo Cá"