segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

OPINIÃO: E sair deste labirinto?


Há uma saída para o ministro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes? Há, sim, e é a porta da rua. O ministro falou muito e baralhou-se. Indirectamente, acusou o Presidente da República, e isso tem custos. Na política, meu caro Daniel, tudo tem consequência.

Agora, Ditadura do Consenso apurou que, assim que regressar a Bissau, o Presidente da República, José Mário Vaz vai pedir a cabeça do infeliz do Daniel. O Preidente "está furioso", diz uma fonte. "Ficou mais irritado ainda porque o ministro baralhou-se, parecia muito emocionado, atitude prória de quem esconde algo, e quer proteger terceiros. O Daniel [Gomes] não estava nada à vontade", adianta.


DANIEL GOMES no labirinto, e por um fio

Daniel Gomes misturou tudo. Números e factos; cousas e coisas. Nunca, em momento algum, o Estado da Guiné-Bissau - ou alguém por ele - recebeu 13 milhões de dólares por um 'bónus de assinatura". "São números exorbitantes e ninguém no seu perfeito juízo faria isso", justificou.

É o que dá quando não se estuda os dossiers... Daniel Gomes foi levado pela emoção junto dos deputados, mas saiu chamuscado. Do labirinto em que se meteu só o seu deus lhe pode livrar, e da travessia do deserto...nem falaremos.

Quantos sabem desta negociata? São, pelo menos, (e para já) três: Soares Sambu, Martinho Dafa Cabi e...o próprio Daniel Gomes. O pedido de urgência feito pelo PR para a investigação deste dossier começou a ser tratado com pinças pelo ministério Público e ainda bem. Só assim os guineenses saberão toda a verdade. AAS