sexta-feira, 3 de julho de 2015

Gabinete di Passada


S. Excelência, Presidente da República, José Mário Vaz

Ouvi com atenção o seu magnífico discurso à Nação, proferido no parlamento guineense. Deslindei os recados, exaltei-me com o tom calmo e sereno, enfim, gostei e acho que todos que ouviram o seu discurso - gostaram. Falei já com alguns membros do Governo e todos eles estiveram de acordo com a minha opinião.

No ponto em que Vexa. falou dos funcionários públicos, estou totalmente de acordo. Aliás, numa sondagem feita no blogue ditaduradoconsenso.blogspot.com os meus leitores deram o seu veredicto: Não fazem nenhum; não valem um tusto - estão nas repartições apenas para cansar quem deles precisa, e para mostrar má cara.

Mas também há funcionários desses bem perto de si - ali, na Presidência da República. E refiro-me ao pessoal do 'gabinete de imprensa' da Presidência. Não é admissível que, praticamente duas horas após o discurso de Vexa., os guineenses, no país e no mundo, não o possam ler.

Chamo a isto de incompetência e falta de zelo. As pessoas querem apenas apresentar-se em carrões de luxo - de preferência novos e pagos por terceiros. Aliás, telefonaram-me da PR a dizer que o problema é a internet. Mas não é. Acompanhei tópico a tópico o discurso de Vexa e publiquei tudo no blog e não foi com sinais de fumo...

Contudo, ter o seu discurso é outra história. E disse-o, há pouco, a um dos seus 'assessores': "Não admito! Vocês deviam entregar cópias do discurso aos jornalistas e pedir Um embargo até que o Presidente da República acabasse de discursar." Mas disse mais: "Já nem precisam enviar porque não vou publicá-lo!"

Sr. Presidente da República,

O gabinete de imprensa de um Presidente da República é o olho e o ouvido de um Povo! - o Povo votou em si, directamente. Se as pessoas simplesmente não conseguem dar conta do recado, então...

Como cidadão deste País, agradeço-lhe o discurso apaziguador e de Estado. Bem haja, Presidente José Mário Vaz. AAS